Liderança situacional: Hersey e Blanchard
Identificar o comportamento ideal é um dos maiores desafios de quem exerce uma função liderança. Este tema foi propulsor de algumas teorias, dentre elas, a Liderança Situacional de Paul Hersey e Kenneth Blanchard.
 
Antes de falarmos sobre o que defende o modelo dos autores, cabe ressaltar que (como diz o nome) "liderança situacional" é aquela que se adequa à cada situação.
 
Para essa teoria o princípio fundamental é que a eficácia de um líder está na sua capacidade de responder e se ajustar à uma determinada situação. Para isso, o líder deve ter boa percepção, ser flexível e moldar sua gestão de acordo com a necessidade atual do grupo.
 
O líder pode escolher um estilo de liderança, ajustando o seu comportamento, de acordo com: a tarefa a ser executada; as pessoas envolvidas (liderados, clientes, stakeholders, superiores); a situação (e o contexto que se apresenta).
 
Para Hersey e Blanchard o princípio da liderança situacional é que o líderes devem ajustar a sua liderança ao nível de prontidão dos liderados para a execução de cada tarefa. Por prontidão entende-se o nível de capacidade e de disposição que o liderado apresenta (prontidão = capacidade + disposição).
 
"A liderança é a quantidade de comportamento de tarefa (direção) e de comportamento de relacionamento (apoio) proporcionados por um líder." (Paul Hersey & Roger Chevalier)

Neste modelo o líder dispõe de um esquema onde é possível diagnosticar diferentes situações e prescrever o estilo de liderança com maior probabilidade de êxito. Um ponto interessante neste modelo é que, em cada um dos estilos adotados para o comportamento apresentado pelo liderado ou grupo, o líder visa preencher de forma eficaz duas funções essenciais à boa liderança: Liderança Orientada para Tarefa e Liderança Orientada para Pessoas.
 
O uso deste modelo torna o líder eficaz, pois ilustra a conexão entre o estilo de liderança escolhido com a prontidão do indivíduo ou grupo liderado. Ainda, este modelo sugere versatilidade e flexibilidade para lidar com as diferentes situações que podem aparecer, o que impacta no desenvolvimento do próprio líder.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.