Muitas pessoas ainda não se deram conta dos benefícios que uma boa gestão de tempo e foco podem trazer em suas vidas. Durante muitos anos estudando esse tema, pude comprovar que, sabendo aproveitar ao máximo o seu tempo e agindo na direção dos seus objetivos, as pessoas acabam se aproximando – e muito – dos seus sonhos. Além disso, otimizam seus recursos, melhoraram sua disciplina para ações, têm um retorno mais rápido de seus esforços e, por tudo isso, têm uma vida mais feliz.

Estudos do Instituto Gullup que tratam sobre o desempenho profissional, indicam que apenas 30% dos profissionais estão engajados em realizar um bom trabalho, 50% apenas passam seu tempo na empresa e 20% tem descontentamento. E o pior é que esses 20 últimos influenciam vários outros colegas negativamente. Mas, será que esse prejuízo é apenas para a empresa?

A Revista Harvard Business Review, juntamente com o Instituto Gullup, identificou que trabalhadores mais felizes são 31% mais produtivos e tem 300% mais capacidade de inovação do que os infelizes. Esses estudos indicaram que a felicidade interna está no comportamento que cada um tem no seu dia a dia de trabalho, como a pessoa sente e pensa cada acontecimento, a capacidade de superar os momentos desagradáveis e, principalmente, o amor que coloca no que está fazendo.

Quer um exemplo disso no seu dia a dia? Já percebeu que, quando você quer alguma coisa e foca naquilo, consegue realizar esse objetivo com muito mais facilidade e em menos tempo do que imaginava?

Por isso te pergunto: já pensou em ter tempo para tudo e todos que precisam de você?

Muitas pessoas quando refletem sobre essa minha pergunta, sentem-se mal por não estarem aproveitando tudo que poderiam, como suas famílias, trabalho, amigos, lazer e principalmente a vida. Logo, elas têm a sensação de que estão deixando a vida passar, que seus sonhos estão e vão continuar apenas na imaginação, afinal, “a vida não nos deixa ser e fazer tudo o que queremos”, como sempre escuto.

Então, nesse momento faço outra pergunta capaz de organizar (ou bagunçar de vez) na cabeça delas todo esse mal estar: Mas o que te impede de aproveitar melhor seu tempo e sua vida? Será que é a estrutura em que você vive ou é você que ainda não decidiu ter um planejamento de tempo, uma boa organização e foco para as coisas que realmente são importantes? O que te impede de usufruir tudo que poderia?

300%! Como você pensaria e, principalmente, agiria se soubesse que pode aumentar suas chances de sucesso em 300%? E isso tudo é meramente possível apenas com o aprendizado e ações de planejamento do tempo, organização, disciplina e foco na direção do que você deseja.

Diante disso tudo, agora você tem duas opções: pode começar a enxergar o seu tempo e foco como algo importante que pode mudar totalmente sua vida ou continuar reclamando pela falta deles. Qual sua escolha?

Para facilitar sua resposta, listei algumas sugestões que podem ajudar a dar a devida importância para o tempo e o foco em sua vida:

1 – Decida com antecedência quando fará qualquer atividade. Isso programará o seu cérebro para o que estar por vir, aumentando assim o seu foco e concentração.

2 – Imagine antes! Quanto mais detalhes, sentimentos, cores e sons você conseguir sentir e ver na sua mente, mais chances terá de realizar exatamente o que quer e como quer.

3 – Controle seus dias! Tenha uma organização, no mínimo, semanal de suas atividades. Defina seus afazeres da semana de forma específica, como por exemplo, “caminhadas às terças, quintas e sábados, das 06h00 às 07h00”. Na vida profissional, organizar seu dia também é fundamental para cumprir todas as obrigações. Procure detalhar cada uma das atividades também, como no exemplo acima, com hora para começar e terminar cada coisa.

4 – Tenha o dom de dizer NÃO. Isso afasta possíveis tomadores de tempo como celulares, aplicativos, internet e até pessoas que podem te atrapalhar ao realizar sua atividade.

5 – E o principal: saiba o real motivo, o “pra que” você está se dedicando a alguma coisa. É isso que vai te ajudar a não desistir quando algo não estiver dando muito certo.

LUCAS SANTOS é Personal e Professional Coach, palestrante, especialista em Gestão do Tempo, Produtividade e Autoconhecimento. Desenvolveu métodos próprios de estudo e organização do tempo e foco a fim de conquistar todos os objetivos pessoais e profissionais de uma maneira mais rápida e eficaz.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  1   0

Lucas Silva dos Santos

Master Coach

LUCAS SANTOS é Master Coach, Leader Coach e Coach Executivo, Mestre em Programação Neurolinguistica (PNL) pela Master Solution Institutes (MSI) e membro da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), é Certificado Internacionalmente pela IAC (International Association of Coaching) e Master Solution Institutes (MSI). www.lucassantospalestrante.com.br