Quando se estuda processos de comunicação e decisão, é interessante aumentar a percepção a respeito das partes interessadas. Cada ponto de vista tem associado a ele, um modelo mental, filtros, suposições, valores, crenças e estratégias de pensamento para abordar uma situação. 

Para conhecer outros pontos de vista é necessário sair um pouco da sua zona e notar o próximo, o que muitas vezes é desafiante. Só se pode entender o significado de um comportamento quando é levado em consideração o contexto no qual ele foi gerado.

A capacidade de transitar entre as múltiplas perspectivas aumenta o Rapport - uma relação em que as pessoas experimentam um senso de confiança e compreensão mútuo. É semelhante a empatia, ou seja, sentir o que o próximo sente. Mas vai além, porque é algo experimentado por ambas as partes e inclui ainda uma aproximação de padrões de pensamento e comunicação verbal e não verbal.

O conceito de intenção positiva: por trás de todo o comportamento há uma intenção positiva?

A intenção positiva é um jeito de criar equilíbrio no sistema, segundo a percepção daquele que tem o comportamento. Cada um está fazendo o melhor possível com a percepção e os recursos que tem.

1.  Primeira posição: sua própria percepção, a partir do seu modelo de mundo.

2.  Segunda posição: colocar-se no lugar do outro, suspendendo julgamentos do seu modelo de mundo para poder percebê-lo no contexto da outra pessoa.

3. Terceira posição: uma observação imparcial da relação. A compreensão decorre de ter conhecido as duas posições anteriores, o que possibilita reconhecer a relação que surge da interação daqueles modelos de mundo.

4.  Quarta posição: uma posição que você percebe a totalidade do sistema, uma síntese de todos os pontos de vista possíveis, de todas as partes envolvidas.

Pode ser usado para visualizar carreiras, cargos, relacionamentos, negociações, etc. Esse exercício visa a compreensão, ganho de consciência e conciliação. Agora responda:

Eu (Comunicador)

Com crenças, valores, experiências, cargo, responsabilidades, etc.

Como você percebe o outro nessa situação? O outro é muito... O outro faz muito...

Meu estado mental e emocional...

O que quer do outro? Que dica daria ao outro?

Outro(s) (Receptor)

Visualização associada ao ambiente, com crenças, valores, experiências, cargo, responsabilidades, autonomias, cobranças, metas, etc.

No lugar do outro, como vê a situação? Como percebe o comunicador? O que quer dele? Qual é a intenção positiva por trás do seu comportamento? Que dica daria ao comunicador?

Observador(es)

Observa a relação em geral, não necessariamente conflito, colaboradores do EU e do OUTRO, pares, subordinados, superiores, etc. Visualização associada ambiente, com crenças, valores, experiências, cargo, responsabilidades, autonomias, cobranças, metas, etc.

O que observa sobre a relação? Como o comunicador poderia responder de forma diferente ajustando seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e abordagens de comunicação para melhorar o relacionamento? Que dica daria ao comunicador? 

Sistema

Empresa, responsável pelas políticas, regras, metas, visão, missão, etc., pode ser família, relação, igreja, religião, sociedade, etc. Visualização associada ambiente, com regras, metas, visão, missão, etc.

Do ponto de vista do sistema como está o relacionamento? Como funcionaria a solução proposta? Que iniciativa do comunicador criaria mais harmonia no sistema? Que dica daria ao comunicador?




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.