A história narrada sobre Elza Gomes da Conceição – Elza Soares é, no mínimo, encorajadora. Conta-se que, com seus 15 anos de idade, bastante pobre, pesando cerca 33 quilos, já casada e mãe de um bebê, que jazia muito enfermo, tendo um ato em busca pela superação aos obstáculos da vida, vestiu-se com roupas da mãe e foi escondida tentar a sorte no programa de calouros de enorme sucesso na época, comandado por Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil. Porém, a roupa não lhe caíra nada bem e ao subir ao palco, para apresentar seu número, recebeu forte vaia e gargalhadas preconceituosas. O apresentador, então, lhe teria dito: “Aproxime-se. O que você veio fazer aqui?” – “Ué, eu vim cantar!” Disse a menina, com jeito inocente. “Mas quem disse a você canta?”, continuou Ary. –“Eu.”, teria dito firmemente. “De que planeta você veio, minha filha?” A resposta veio seca: “Do mesmo planeta fome que o senhor, seu Ary”.

O auditório teria se calado e Ary Barroso entregue o microfone à desajeitada menina para que cantasse. Ao começar a cantar, narra-se que a plateia, aquela mesma que gozara da moça desengonçada, agora calada e perplexa, ouvia um timbre de voz que emudecia as cerca de mil pessoas presentes. Ao findar seu número, teria sido ovacionada por todos, e a emoção tomou conta do lugar. Elza, chorando muito, correu para devolver o microfone para Ary Barroso, que também muito emocionado teria afirmado: “Senhoras e senhores, neste exato momento, acaba de nascer uma estrela”.
Adaptação do livro “Cantando para não enlouquecer”, de José Louzeiro.

Pergunto: O que move pessoas, como Elza Soares e tantas outras, a saírem de sua zona de conforto para enfrentar os desafios da vida?
Você conhece ou conheceu algum caso de insucesso?
Por que algumas pessoas fracassam e por que outras saem vitoriosas de circunstâncias idênticas?

Li isto hoje e compartilho: “Excelentes resultados são certos quando há excelentes esforços. Acredite! A vitória está de mãos dadas com você. A natureza não conhece imediatismo”.

Compartilhe conosco seu ponto de vista.

Paz e bem.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.