E assim, nos últimos dias decidi refletir sobre o que é gratidão. Primeiramente observei, embasada nos meus valores e nas minhas vivências, não sendo o suficiente naquele momento busquei conhecer outras opiniões. Desta forma, fiz algumas perguntas para pessoas do meu convívio, tais como: O que é gratidão? Você tem sido grato? O que sente quando é grato? Além disso, assisti a alguns vídeos e realizei pesquisas bibliográficas.

A maioria das pessoas com que conversei se emocionaram por alguma razão, ora por se lembrarem de acontecimentos felizes, ora por algumas perdas, mas o foco foi sempre no aprendizado, e acredite, podemos ser gratos em momentos de lágrimas e insucessos.

Tratou-se de uma experiência enriquecedora, pois pude compreender as diferentes percepções sobre um mesmo assunto, fortalecendo ainda mais o que acredito como impulsionador do desenvolvimento, ou seja, a diversidade. Sendo assim, o resultado destas reflexões me remeteu a um ponto em comum, a gratidão provoca sentimentos importantes que mobilizam o ser humano, fazendo com que tenham uma visão positiva diante dos fatos da sua vida.

Dando continuidade na busca do real significado de gratidão, decidi descrever sobre tudo que me tornou grata em um único dia e tive uma bela surpresa, uma página de caderno não foi suficiente. Gratidão pelo simples e pelo sublime, por acordar, por palavras, por sorrisos, por aprendizados, pelo novo, pelo antigo, por abraços, por presentes, por lágrimas, por tombos, por mãos amigas, entre outros.

A maioria das pessoas com as quais conversei e através de pesquisas sobre o tema, se referiram a gratidão como o reconhecimento por algo ou alguém, entretanto vê-se relevante promover uma outra reflexão: Você é grato por ser quem você é? Você reconhece o que possui, potencializa suas fortalezas e não se culpa por aquilo que ainda não conquistou, mas busca recursos para aquilo que considera importante desenvolver?

Ser grato proporciona o entendimento de que o pequeno não é sinônimo de pouco, que o grande não é muito e que a dose certa é uma definição singular para cada ser humano. Ser grato é poder olhar para o outro e para si mesmo, pois é algo mútuo.

A gratidão pode nos remeter ao passado, nos impulsionar ao futuro e valorizar o presente, gerando relações de confiança. Por isso, convido você a exercitar a gratidão e colher os frutos deste novo olhar para si mesmo, para o outro e para a vida.

O processo de coaching pode lhe apoiar, já que diversas vezes somos ingratos conosco, nos agredindo com crenças limitantes e com uma visão negativa.

O Coach lhe estimulará com perguntas, que gerarão reflexões e a obtenção de respostas que lhe tornarão mais grato por ser quem você é e por tudo que está a sua volta, além de acessar seus recursos internos e externos, em direção a aquilo que você acredita ser importante para sua vida e para sua alta performance.

Será que uma vida mais leve e com resultados que lhe tragam felicidade faz sentido para você? Permita-se!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  1   0

Amanda Pereira Da Cruz Delelli

Life Coach

Personal & Professional Coach. Analista Comportamental - DiSC. Graduada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Vasta experiência em Cargos & Salários.