Podemos perceber em uma pessoa empática, as seguintes características: são boas ouvintes, ouvem sem julgar, colocam-se no lugar do outro, tomam decisões pensando no impacto sobre as outras pessoas e são comprometidas.

Essa habilidade não poderia estar de fora do processo de coaching, já que envolve pessoas. O coaching é um método de desenvolvimento de pessoas, onde o coach pode ter papel de líder renovador na empresa,ou preparador, orientador e impulsionador, quando atua como consultor; ou os dois papéis dentro e fora da empresa. O sucesso de um processo de coaching pode estar ligado à capacidade de empatia do coach com seu coachee (cliente), o que facilitará a adesão do coachee ao processo. A empatia é útil para o coach durante o processo de coaching, e pode ser também para o coachee na meta que deseja alcançar, tornando- o mais engajado ao processo.

Não podemos esquecer que temos que ouvir o cliente (coachee) sem preconceitos e sem pré-julgamentos. A resposta sempre está no coachee, o coach apenas identifica qual a melhor ferramenta para desenvolver a meta do seu cliente; por isso, a importância do coach ouvir sem ‘atropelar’ o coachee, com suas ideias e opiniões. Por parte do coach tem que haver sincero interesse para estar atento, além de inteligência e sensibilidade para ouvir o seu cliente.

A empatia é uma habilidade que colabora com o sujeito e mostra compromisso com a meta, o que pode trazer ganhos profissionais, ex: um líder empático inspira e apoia seus liderados, conseguindo assim o engajamentos de seus liderados nos projetos da empresa, podendo obter maiores e melhores resultados. Como, podemos perceber o coaching é ‘amigo‘ da meta. Logo, um coach empático mostra mais sintonia com a meta do coachee, o que contribui para o sucesso do processo.

A empatia pode favorecer a compreensão e a comunicação com os outros, além de facilitar os relacionamentos interpessoais. Quando entendemos os sentimentos das pessoas, podemos obter também a cooperação e sinergia, podendo vir a atingir o sucesso da meta,do coachee e do método.

E a sua empatia, como vai?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Luciana Silva de Oliveira

Life Coach

Graduada em Psicologia pela USS - Universidade Severino Sombra. Pós-graduada Lato Sensu em Gestão Organizacional de Pessoas pela UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda. Personal e Professional Coach e Analista DISC Profile, 2016 pela SLAC - Sociedade Latino-Americana de Coaching.