Este exemplo é de um caso real, onde a pessoa foi ao encontro do novo (natação) e descobriu um esporte onde seu foco ficou mais forte, levando assim ao atingimento da meta. Todas as formas de pensar estavam na verdade aprisionadas “no correr”.

Durante a conversa, ficou explícito onde estava a crença limitante: eu sempre tento correr, acordar cedo e tudo o mais, mas realmente parece que não é para mim. Vou até certo ponto e desisto, fico com dores e correr acaba sendo solitário e maçante. Assim eu vejo que não tenho persistência e desisto sempre.

A pessoa estava aprisionada na ideia de acreditar que o emagrecimento estava invariavelmente ligado ao fato de “correr”. Esta é uma das crenças limitantes que surgem e devem ser analisadas e depois substituídas por uma crença positiva, invertendo assim o pensamento negativo em positivo.

Outro exemplo seria “minha religião não permite”. Acontece muito em casos onde a pessoa gostaria de ter dinheiro, mas tem a crença limitante que ser rico é feio. O que este modo de pensar traz de benefícios para sua vida? Será que não podemos ter muito dinheiro e ajudar instituições de caridade em contrapartida? Assim surge uma nova maneira de pensar: posso ter muito dinheiro para ao mesmo tempo ajudar pessoas a se desenvolverem a partir de mim. Pronto. Uma nova crença que faz com que a vida flua da maneira correta.

Conhecer a si mesmo e se abrir ao novo é receita básica para o sucesso. Isso está em tudo: não sou bom em números. Não sou bom marido ou esposa. Sou uma pessoa tímida demais, nunca vou falar em público. Sou feio ou feia e me afasto das pessoas. Todas estas crenças limitantes são o lado negativo de algo que pode ser muito positivo.

Somos seres com possibilidades infinitas de crescimento. Criar uma crença limitante e viver em torno dela acaba por colocar um muro antes do realizar. O que este modo de pensar traz de bom para sua vida? Qual a expectativa de você mesmo caso continue pensando assim? Quais experiências esta crença limitante trouxe de positivo no passado? Como você se sente de fato, pós agir em conformidade com esta crença?

Tudo é uma questão de análise e vontade de mudar a maneira de pensar, seguindo assim para uma visão totalmente nova da realidade. Cada crença deve ser parecida com uma porta que nos leva a algo novo, onde podemos atuar de forma positiva gerando crescimento. Caso isso não esteja ocorrendo, chega então o momento de analisar a crença e virar a chave, pois uma crença limitante nada mais é que uma porta fechada, com uma placa dizendo errado ou perigo, que na maioria das vezes, não passa de uma ilusão cultivada durante anos devido a algo adquirido externamente, de outras pessoas e outros modos de pensar. Acredite sempre naquilo que esteja em conformidade com teus valores reais e permita-se ser você mesmo. Descobrirá então infinitas possibilidades, que estava esperando que você abrisse a porta da crença limitante e deslumbrasse um grande mundo fora da caixa.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  2   0

Saimon Leites Selau

Life Coach

• Formação em Professional Coach Certification, junto a SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching • Analista Comportamental, com certificação emitida pela Inscape Publishing Inc • Especialização em Gestão de Equipes e Liderança - FACE - PUCRS • Bacharel em Relações Públicas pela PUCRS • Palestrante sobre espiritualidade nas empresas e empresário