O evento que mobiliza o mundo inteiro ou uma grande parte da população terá jogos durante quase um mês. Será que o empate é um bom resultado? Sabemos que o objetivo de qualquer time é a vitória, mas quero falar com você sobre o jogo da nossa vida. A vitória em uma área, pessoal ou profissional, pode significar uma derrota.

A maneira como uma boa parte das pessoas está vivendo hoje seria necessário que o dia tivesse 30 horas. A correria é grande, falta organização e prioridades, não sobra tempo para fazer tudo o que se gosta ou ao menos o que é necessário. Quando percebe-se já chegou o meio do ano e daqui a pouco as decorações para o Natal já invadirão as casas e os comércios. O relógio não para e parece um inimigo voraz. O time que está ganhando quer que o tempo passe rápido, quem está perdendo se pudesse o pararia.

Uma parte das pessoas, segundo pesquisas, não estão satisfeitas com as suas vidas: pessoal e profissional. A maioria gostaria de ter mais tempos para a família, os amigos, para praticar um esporte, enfim, ter “qualidade de vida”. O placar está acusando a vitória para o profissional. A correria faz com que as pessoas não parem e pensem em suas vidas. Assim, acabam sendo levadas pela maré, não conseguindo remar contra a correnteza. A situação mais lastimável é quando lá pelos 40 anos, mais ou menos, percebe-se que não se fez nada na vida, ou melhor, algo que realmente gostaríamos e que nos desse sentido e significado. A boa notícia é que sempre é tempo para começar e recomeçar.

Em quase todos os times existe um jogador que faz a diferença, que desequilibra a partida e o treinador procura organizar uma tática para que essas qualidades possam aparecer durante o jogo. É importante e faz-se necessário que saibamos quais são as características que possuímos para focarmos e mudarmos esse placar, pois não podemos depender de um erro do adversário ou uma ajuda do juiz para ganharmos a partida.

A palavra coach significa treinador e o processo de coaching vem de encontro a esse propósito de despertar e motivar nas pessoas o que elas possuem de melhor. A metodologia de perguntas, planejamentos e ações ajuda para que sejam encontradas as soluções para as dúvidas e se consiga tomar as decisões mais acertadas. E neste caso um empate entre as nossas vidas pessoal e profissional significa que estamos mais próximos de ganharmos a copa do nosso mundo.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.