Nos dias de hoje, a dificuldade na comunicação tem sido na maioria das vezes motivo para uma discussão improdutiva tanto na vida organizacional quanto pessoal. Saber controlar a ansiedade, o stress e ter tolerância colabora para não gerar conflitos desnecessários.
Para isso, temos que avaliar algumas prioridades tais como: o que devo falar, e qual o efeito que surtirá em quem irá receber; afinal cada um tem formações, culturas, necessidades e visões diferentes. Saber com quem, e para quem se fala é fator importante para não comprometer o sucesso da relação, que só será notado quando o feedback retornar principalmente de formas desagradáveis.
Escutar atentamente e de forma estruturada é de suma importância na vida profissional e pessoal; as falhas podem estar relacionadas em diferentes aspectos, podendo ser pelo status, pelo nível hierárquico que ocupa numa organização, ou físicos (como ruídos externos ou interferências por falta de tecnologia apropriada), e até mesmo pelo excesso de informação recebida.
Para que haja um sistema de comunicação eficaz, é necessário absorver todo o processo, que requer esforço mental, colaboração entre as pessoas, postura, aprender novas maneiras de sentir e respeitar a relação entre os pares. Tudo deve ser analisado e processado de forma coerente para que as informações não cheguem de forma comprometida (voz alterada/hostilidade/intolerância, etc.), inviabilizando os resultados.
Se você se apressa para falar/concluir, age impulsivamente, obviamente deve estar tendo problemas em ser bem sucedido neste processo. Todo o perfil comportamental tem que estar ajustado para garantir a assertividade e a eficácia da comunicação.
Ouvir com atenção e ser receptivo não significa que estará aceitando tudo, mas sim aprendendo a identificar o propósito do conteúdo, gerando maior sintonia, confiabilidade e segurança em lidar com os envolvidos no contexto.
Para isso o processo de coaching é de grande valia, pois os interessados conseguirão conhecer e externar suas habilidades pessoais, seus pontos fortes e avaliar seus perfis, evitando assim conflitos e gerando soluções, vencendo de forma equilibrada as dificuldades encontradas.
O auxílio de um coach propicia às instituições e pessoas melhor performance na hora de lidar com as diferentes fases da comunicação, gerando equilíbrio e sucesso comportamental.



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