A competência do futuro
Quais competências você já possui? Elas se adaptarão às mudanças futuras? Quais você ainda precisa desenvolver?

No Fórum Econômico Mundial a consultoria global Manpower Group divulgou uma notícia alarmante: Um terço das competências que são consideradas essenciais hoje serão substituídas até 2020. Esse relatório levou em conta o mapeamento de 18 mil empresas de 43 países, investigando os grandes desafios das empresas no curto prazo.

Esses dados nos remetem a uma competência que sempre estará em alta, e nunca sairá de cena, a competência de aprender. Com o desenvolvimento acelerado do mercado de trabalho, no mundo dos negócios e os grandes avanços tecnológicos que estão automatizando quase tudo, é essencial aprender em quanto se movimenta. 

Dessa maneira, chego a pensar que não haverá mais aquele tempo de desenvolvimento prolongado seguido de uma aplicação supervisionada, haverá sim a necessidade de aprender rapidamente e aplicar a experiência durante a aprendizagem.

E para que essa aprendizagem aconteça efetivamente, antigos conhecimentos, habilidades e atitudes que não são mais úteis deverão ser “deletados” para não comprometer os resultados. 

O desenvolvimento de competências é um processo que envolve autoconhecimento, questionamentos pontuais e experimentação de novas estratégias. Como você está se aperfeiçoando nos dias de hoje? Quais são as competências que você precisará para manter-se competitivo no mercado?

Saiba que a metodologia coaching pode te apoiar no desenvolvimento dessas competências comportamentais essenciais e de grande relevância para atuar com excelência, independente das mudanças rápidas que estão por vir. 

Ao acessar e desenvolver os seus recursos internos, você desfrutará das suas potencialidades, identificando os pontos que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados, além de fazer um mapeamento dos recursos externos que você pode utilizar para ter melhores resultados. 

O aperfeiçoamento contínuo nunca foi tão evidenciado quanto hoje, e se você não quer ficar para trás é melhor se mexer, mas não é recomendado se mexer de qualquer jeito ou para qualquer lado, é preciso ter uma estratégia para guiar as suas ações e que estejam ligadas totalmente com o seu propósito final. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.