- Defina o que é sucesso: o que é sucesso para você? Quem você conhece que tem sucesso? Quais as características que essa pessoa tem que você acredita que foram importantes para obter o sucesso? Como você vai comemorar cada etapa concluída na trajetória para o sucesso?   

Especifique e detalhe o seu objetivo. defina como saber quando você o atingiu. Se o sucesso para você é ganhar mais dinheiro, defina o valor que você quer ganhar ou o percentual de aumento que quer atingir. Determine o prazo e as ações que o levarão ao resultado esperado e comemore quando as atingir


- Esclareça suas motivações: quais os fatores que te motivam a atingir essa meta? Se você já tivesse atingido a sua meta, o que seria diferente?

Seguindo no mesmo exemplo (ganhar mais dinheiro), você deve ter claro o que conquistará aumentando em x% seu faturamento ou ganhando x. Conheça as suas reais motivações, elas podem ser as mais diferentes, como viajar para o exterior 1 vez por ano com a família, sair de um apartamento para uma casa, oportunizar uma escola particular para os filhos, dentre outros. Imagine-se no futuro tendo tudo isso. Quão feliz você estará? Quem mais será afetado e de que forma? Utilize essa visão do futuro como motivação.


- Determine Prioridades: priorize tarefas e estabeleça metas diárias, semanais, mensais e assim por diante.
Aumentar em x% o faturamento é uma tarefa que normalmente precisa de alguns dias ou meses para ser realizada, então lembre-se que o mais importante é dar o primeiro passo com base em suas prioridades. Estabeleça um plano de ação micro (curto prazo) e um macro (longo prazo). O que você pode fazer nas próximas 24 horas? E para a semana que vem? O que você deve ter realizado em 1 trimestre? Planejamento é essencial!


Potencialize seus pontos fortes: quais são as suas três maiores forças? Pense em um desafio que você superou. O que você fez para superá-lo? Do que mais tem orgulho em sua vida? O que você gosta de fazer?
Conscientize-se das suas especialidades, dos seus conhecimentos, das suas facilidades, das suas vantagens e de seus atributos. Desenvolva-os ainda mais e destaque seus diferenciais.


- Utilize todos os recursos: Conquistar algo realmente importante exige o esforço de mais de uma pessoa e, normalmente, quanto maior for a sua meta, maior deverá ser o número de pessoas envolvidas com este propósito.

Você pode pedir a colaboração de familiares, colegas de trabalho, amigos, clientes, fornecedores, entre outros. Comece relacionando as pessoas do seu networking que podem contribuir com a sua meta e com o que contribuirão. Questione-se, no que eu preciso de ajuda? Que pessoas podem contribuir, de forma significativa, para que eu atinja o meu objetivo? Quem posso envolver, neste projeto, para que a minha meta seja atingida mais rapidamente? Que parcerias posso fazer?


- Relaxe: reserve um tempo para descansar e realizar tarefas de lazer e de hobbies.
O equilíbrio entre as áreas da vida é fundamental. Organize a sua agenda e determine dias e horários para você relaxar e fazer o que verdadeiramente lhe dá prazer. Esses momentos são cruciais para você recarregar a energia, purificar a mente e se conectar com seu verdadeiro propósito e seus valores. Quais atividades você gosta? O que lhe traz mais energia? Quando você fará essas atividades?

- Lembre-se do seu propósito e dos seus valores: saiba quem você é, quais são os seus valores e sua missão de vida.

Durante o seu percurso você enfrentará inúmeros desafios. O segredo para continuar focado e vencê-los é agir de maneira alinhada com os seus valores e o seu propósito. Sempre que estiver em dúvida sobre qual caminho seguir, verifique qual está de acordo com seu propósito e seus objetivos e você encontrará a resposta. Pergunte-se, se houvessem apenas três regras que todos deveriam seguir, quais seriam elas?
Pense nas vezes que você realmente foi feliz. Que valores estavam sendo atendidos? Pelo que você arriscaria a sua reputação?


- Conheça seus obstáculos: mapeie os obstáculos que você pode enfrentar durante a sua jornada e os que o impediram até o momento. Questione-se, por que você ainda não realizou este objetivo? O que te impediu, até hoje, de chegar à sua meta mais importante? Quais são as expectativas irreais que você tem de si mesmo? Onde você se sente preso? O que você tende a evitar?


- Comprometa-se verdadeiramente: alguns dos caminhos vão lhe exigir sacrifícios momentâneos, uns mais leves e rápidos e outros mais fortes e longos. Seja sincero consigo mesmo e avalie o quão disposto você está para abrir mão de algo e por quanto tempo. Quão comprometido você está com o seu objetivo? Que sacrifícios está disposto a fazer?

Transforme sonhos em realidade


- Faça revisões constantes: ao longo do seu caminho para atingir o sucesso, algumas etapas do seu plano de ação podem mudar, mas entenda que isso faz parte do jogo. Lembre-se que falhas e desvios podem acontecer, mas você pode e deve corrigir, adaptar e seguir novamente o seu percurso. Periodicamente, revise o seu plano de ação e faça os ajustes necessários.


O maior segredo para o sucesso é o planejamento realizado com base em questionamentos. Coloque as perguntas e as respostas em um papel e alinhe a sua estratégia! 
Agora, depende de você! Mente em funcionamento e mãos à obra!!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.