Você sabe o que é coaching de vida?

A cada dia torna-se mais comum ouvir o termo coaching. Antes, ligado quase que exclusivamente ao meio empresarial, hoje, vem ganhando força também na vida pessoal. É o chamado Life Coaching ou Coaching de Vida. Será possível separar o profissional do pessoal? Ou será que se estivermos bem conosco, estaremos mais completos em todas as demais áreas da nossa vida?

O coaching é um processo, uma técnica e uma metodologia. Representa uma parceria firmada entre o profissional denominado coach, e o coachee, nome dado ao cliente. Esse acordo prevê que o cliente defina uma meta clara, se entregue a essa conquista e aceite o apoio profissional do coach.

O coach, por sua vez, é “amigo da meta” não cabe a ele fazer julgamento de valor ou definir se a meta é coerente ou não. O papel do coach é auxiliar, apoiar o coachee no atingimento do objetivo. Para isso dispõe de capacitação profissional, uso de ferramentas, estratégias e perguntas cirúrgicas que levam o coachee a uma profunda reflexão e análise.

Ao levar seu cliente a esse estado de conexão, a intenção não é aprofundar-se em questões psicológicas ou traumáticas e sim direcionar o pensamento para um plano de ações objetivas e práticas que colaborem com a conquista da meta estipulada.

O processo de coaching faz com que o indivíduo perceba possibilidades nunca antes imaginadas; baseadas na sua visão de mundo e escala de valores. O coachee, gradualmente, vai percebendo os desafios que surgem em sua vida como verdadeiras oportunidades de progresso, superação e aprendizado.

Percebe atalhos que antes não imaginava que existiam, passa a explorar ao máximo as possibilidades futuras e torna o caminho para a meta cada vez mais célere e com resultados mensuráveis.

Coaching de Vida

O coaching de vida tem ganhado espaço devido a sua importância e eficácia. É inegável que o coaching já produziu resultados surpreendentes dentro do meio empresarial, e essa mesma técnica também colhe resultados extremamente positivos na vida pessoal.

Como esse processo ocorre? Individualmente, em sessões semanais que podem variar entre 1h00 a 1h30, onde coach e coachee dialogam, utilizam ferramentas e organizam pensamentos e ações para atinjir o objetivo pré-determinado. O processo de coaching tem início, meio e fim, ou seja, não é um processo por tempo indeterminado. O processo de coaching é prático, tem foco na solução e não no problema, foco no futuro e não no passado.

Muitos são os motivos que levam as pessoas a buscar o processo de life coaching; escolha de carreira ou graduação, transição de carreira, processos de mudança na vida pessoal e profissional, desenvolvimento de competências, melhoria de habilidades, aumento da qualidade nos relacionamentos, superação de dilemas/conflitos, administração do tempo, emagrecimento, aumento do desempenho esportivo e diversos outros.

Durante uma sessão de coaching, é importante deixar claro o papel do profissional: ele não dará conselhos, não vai expressar sua opinião, não fará julgamentos e não vai induzir o coachee. O foco da sessão é levá-lo ao estado de profunda reflexão e análise. É o cliente que vai descobrir, por si só, qual o melhor caminho a ser traçado para aproximá-lo da sua meta. Certamente, esse caminho aumenta o nível de satisfação do coachee e a sustentabilidade da conquista.

Por fim, responda a si mesmo:
O que há tempos você vem adiando e que se fizesse agora, mudaria sua vida para melhor?

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.



Autor: Lucas Rocha

Compartilhe

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos