Neste nosso mundo tão corrido e agitado com excessos de trabalhos, compromissos e conectados a internet, onde tudo é muito rápido, moderno, dinâmico e milhões de informações nos são lançadas a toda hora, o que nos deixa praticamente esgotados com tantos pensamentos e interações diariamente. Passamos a maior parte do tempo vagueando inconscientemente e sem prestar muita atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor, os pensamentos ficam acelerados e confusos, vivendo a maior parte do tempo no automático.

Toda essa correria diária, problemas e obrigações a que estamos sujeitos, nos fazem viver sem aproveitar o momento presente, vivemos no aqui e agora só de corpo, mas nossos pensamentos estão passeando em outro lugar e não conseguimos curtir as realizações no exato momento como era para ser. Já aconteceu várias vezes de eu estar fazendo algo e pensando em outra coisa, como uma vez conversando com uma amiga e errei a quantidade de ingredientes do lanche que estava fazendo para ela. Foi até engraçado na hora, mas percebi nesse pequeno fato o quanto nós estarmos distraídos e desconcentrados nos tira totalmente a atenção ao que estamos fazendo, imagina em outros momentos, não percebidos por nós.

Precisamos assumir o controle da nossa vida, deixar de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e procurar focar apenas em uma de cada vez, ou seja, iniciar e concluir cada uma delas para que seja realizada de forma assertiva e proveitosa. Fazer várias coisas acaba não absorvendo completamente o ensinamento que cada um nos ensina, porque estamos fazendo a tarefa mecanicamente.

Viver no aqui e agora nos torna mais tranquilos, somos capazes de extrair do momento presente todas as experiências e raciocínio com melhor eficiência e podemos desenvolver a vida com mais criatividade e inovação. Treinar nossa mente para ficar conscientemente presente é indispensável para nós, apesar de ser difícil dominá-la, devemos tentar a todo instante liberar esse hábito que impede e limita o nosso desenvolvimento. Temos que encontrar nosso ponto de equilíbrio e tirar todo o lixo que temos em nossa cabeça e prestar atenção nas coisas com mais dedicação, assim iremos viver com mais intensidade e com qualidade de vida e bem-estar.

Para reflexão:
“Seja feliz no momento. Isso é o bastante. Cada momento é tudo o que precisamos, e não mais.” Madre Teresa de Calcutá



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.