Uma nova via neurológica para o sucesso

Conselhos para poder lhe dar com os momentos de crise

É principalmente nos momentos de crise que podemos encontrar pessoas que estejam sofrendo terrivelmente pela dificuldade, ou a impotência, em poder lidar com eventos altamente estressantes, tais como dificuldades financeiras e/ou emocionais.

Os sofrimentos dessas pessoas muitas vezes acontecem em “SILÊNCIO”. Pode parecer contraditório, mas por vezes é interpretada como um “GRITO DE SOCORRO”, isso para chamar a atenção ao seu desespero e seu desejo de fuga. Porém esse comportamento pode não ser percebido por aqueles que estão mais próximos delas! Portanto fique atento!

A melhor saída dessa situação e desse sentimento negativo é criar um novo caminho, o que eu chamo de “uma nova via neurológica para o sucesso”. Isso pode parecer estranho e complexo, mas é simples e o qual eu explicarei na sequência.

O nosso cérebro é uma máquina maravilhosa, a qual a ciência ainda não tem ideia de todo o potencial de que essa incrível máquina é capaz de fazer por nós. Porém a notícia boa é que essa máquina está a nossa disposição e ainda, com o pouco que se sabe sobre o cérebro, nós podemos mudar a qualquer momento o rumo de nossas vidas na busca de nossa felicidade.

Um aspecto extremamente relevante do comportamento humano são as emoções (medo, alegria, raiva, tristeza, etc.). Todas essas emoções, bem como as nossas crenças foram aprendidas e gravadas em nosso inconsciente.

Como assim? Com quem aprendemos isso?

Ora, todos os nossos comportamentos foram aprendidos com aquelas pessoas as quais tinham grande poder pessoal sobre nós, tais como pais, irmãos, tios, avós, professores, etc. Porém é importante lembrar que não podemos culpa-los, pois eles nos educaram com todo o amor e com as melhores intenções que tinham. Principalmente pelo fato de que eles também aprenderam a se comportarem assim, devido à herança que receberam da criação dos pais deles.

Dessa forma crescemos vivenciando os comportamentos de quem nos educaram, e como tinham grande poder pessoal sobre nós, acreditamos no que diziam, vivenciamos os seus comportamentos e passamos a replica-los, bem como as suas opiniões.

Todos nós nascemos zerados em relação aos comportamentos, ou seja, nascemos somente com os reflexos inatos. Esses reflexos são uma “preparação mínima” que os organismos têm para começar a interagir com seu ambiente e para ter chances de sobreviver. Nascemos somente com isso, todo o restante foi aprendido.

Através das conexões neurológicas, chamadas de sinapses, o nosso cérebro cria caminhos neurológicos para cada um de nossos comportamentos. Isso fica gravado em nosso inconsciente naqueles momentos exatos em que vivenciamos essas emoções, lá na origem do fato.

Portanto, devido a essas restrições e limites que foram instalados durante toda a nossa vida em nosso inconsciente, é que em momentos de crise existe uma grande possibilidade de não sabermos lidar de forma satisfatória com esses momentos, com isso muitos se desesperam!

E é justamente nessa hora que precisamos ter muita calma!

Hoje é sabido que nós podemos eliminar todo comportamento que nos limita e nos impede de alcançar o nosso sucesso e a nossa felicidade. Mas como? Através de conhecimentos e práticas da Psicologia, da Sociologia, da Neurociência, da Programação Neurolinguística e de tantas outras ciências do comportamento humano. Até mesmo o Coaching, que é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências.

Para isso, vão aqui algumas sugestões. Em primeiro lugar, devemos manter o nosso autocontrole diante da situação estressante para não haver desespero. Além disso, devemos sempre manter o foco na solução e nunca no problema, pois caso contrário nós estaremos revivendo as emoções negativas do problema e potencializando os nossos sofrimentos, dessa forma estaremos exaurindo as nossas energias.

Quero lembrar apenas de que devemos olhar para o problema somente se for para a descoberta de algo positivo para o nosso aprendizado. Dessa forma poderemos decidir o que fazer de diferente daqui pra frente, ou seja, criar novos planos de ação para podermos alcançar melhores resultados. Fazendo assim o nosso cérebro estará criando novos caminhos neurológicos e isso permitirá que tenhamos mais flexibilidade na busca de melhores resultados.

Caso não tenhamos forças e conhecimentos para fazer isso tudo sozinho é aconselhável buscar um Suporte Social, ou seja, conversarmos com amigos ou parentes próximos que possam nos ouvir e nos apoiar nesse momento tão difícil, com isso aliviar um pouco o peso da situação.

Além disso, é muito válido e positivo buscar um profissional de Coaching ou um especialista em atendimento psicoterapêutico, pois existem excelentes profissionais que possuem conhecimentos e experiências necessárias para poderem apoia-lo principalmente nessa hora. Esses profissionais utilizarão de técnicas específicas e comprovadas, que através do uso de perguntas lhe causarão reflexões e isso também irão criar novos caminhos neurológicos, o que facilitará encontrar novas soluções para alcançar melhores resultados.

Bom, esses foram apenas alguns conselhos que com certeza irão lhe apoiar nos momentos de crise. Aliás, nem devemos nos focar na palavra “CRISE”, façamos o seguinte, vamos retirar essa letra “S” que tem uma forma parecida com um caminho sinuoso e que está na palavra “CRISE”. Agora com isso a palavra ficou “CRIE”, portanto crie um novo caminho neurológico que lhe tornará mais flexível e coloque essa letra “S” em SUCESSO, que será o resultado de seus novos comportamentos e atitudes positivas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Paulo César de Faria

Paulo César de Faria

Master Coach

Atuo no momento como Coach. Também sou Professor Executivo do curso de Pós Adm da instituição IBE-FGV em diversas matérias nas cidades de Jundiaí e Campinas. Durante 3 anos atuei como Representante Comercial. Atuei durante 25 anos como Consultor de Negócios e Training com sistemas de Business Intelligence e Balanced Scorecard para o nível tático e estratégico das empresas clientes.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.