Três passos para iniciativa e proatividade

Reconheça o valor das características de iniciativa e proatividade para seu perfil pessoal e profissional, seja uma pessoa atenta e saia da zona de conforto para se destacar.

Certo dia, recebi o e-mail de um funcionário recém chegado na empresa, com um estudo que comparava a nossa empresa com os concorrentes e com o mercado, estranhei porque não havia solicitado nenhum material à ele e o questionei sobre o e-mail, quando ele me respondeu que fez por iniciativa própria porque era um trabalho que sabia fazer e havia reparado em uma reunião poucos dias antes, que nós estávamos idealizando o lançamento de um novo produto sem este estudo. Como ele teve algumas horas vagas, montou o material.

Esta rápida história expõe algumas ricas lições para a vida de qualquer profissional mas não vou explorá-las agora, quero destacar o incrível perfil de INICIATIVA e PROATIVIDADE que este funcionário teve e provocar uma reflexão sobre como as pessoas poderiam desenvolver estas habilidades.

Também vou guardar para um próximo artigo toda a minha teoria sobre a origem da falta de iniciativa e proatividade nas pessoas. Acredito que haja uma fundamentada explicação na fase educacional das crianças, onde deveriam se desenvolver mas são reprimidas por anos de “educação errada” com ações de superproteção dos pais, avós, tios e afins.

E antes que você diga que não consegue, te direi que até acredito que este perfil seja uma característica nata de algumas pessoas mas pode ser desenvolvido nas demais. Primeiro, você precisa entender a importância em ter iniciativa e proatividade para sua vida e sua carreira. Com este perfil e uma pequena dose de bom senso, você irá longe porque se destacará facilmente com resultados e conquistas em sua vida. Pessoas que ficam esperando as coisas acontecerem, raramente saem do lugar.

Segundo, você precisa ser um(a) bom(boa) observador(a). Comece a reparar e verá que as pessoas, as situações dirão o que precisa ser feito mesmo que implicitamente.

Terceiro, você precisa ser mais forte que a preguiça e a acomodação. Estas duas sempre te dirão para ficar quieto(a) na sua e tentarão te convencer que vale mais a pena se enganar dizendo que você está fazendo sua parte do que te incentivar a agir.

Se desenvolva como uma pessoa de Iniciativa e Proativa, você colherá frutos naturalmente pelo seu comportamento, irá inspirar outras pessoas e se destacará com sucesso.

As pessoas de iniciativa e proatividade, foram as que mais mudaram o mundo!

Um abraço!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Thiago Cirilo Porto Barbosa

Thiago Cirilo Porto Barbosa

Life Coach

Empresário e palestrante especialista em Carreiras de Sucesso. Coach em atendimentos presenciais ou remotos. ACESSE www.thiagoporto.com.br

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.