5 sinais de que um empreendedor não sabe delegar tarefas

 Especialistas afirmam que uma pequena empresa pode perder lucratividade e produtividade quando  líderes não sabem repassar responsabilidades

São Paulo – Uma das principais dificuldades de um pequeno empresário é ter tempo para focar nas decisões estratégicas. “A delegação sempre vale a pena, se você pensa em crescer, é preciso ter pessoas que estejam habilitadas para fazer as tarefas necessárias”, afirma Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria.

Delegar, no entanto, significa confiar no trabalho da sua equipe. “Muitas vezes, não é dificuldade de delegar. Ele delega, mas sai fazendo junto com o colaborador”, afirma Sulivan França, presidente da SLA Coaching.

Para Sílvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, para delegar é preciso ter tempo. “Não adianta pensar que com poucas instruções você conseguirá delegar o que precisa ser feito”, explica. Veja outros sinais que mostram que você não sabe repassar tarefas.

1. Não prepara a equipe

Para que uma tarefa seja realizada da maneira que o empreendedor deseja é preciso de ter tempo e planejamento. Celestino explica que o funcionário precisa de três informações essenciais: o que ele precisa para realizar a tarefa, qual é o passo a passo e o modelo de como ele deve realizar a tarefa. "Passe o propósito da tarefa, o prazo, e a sua importância. Às vezes, o funcionário não tem a visão do todo, ele fica preocupado em atender o chefe, mas não sabe como”, afirma.

“O foco do líder ali seria fazer o papel de coaching, preparar a equipe e depois delegar”, diz Carmello. A falta disso pode afetar a lucratividade do negócio, a produtividade e o relacionamento do empresário com a sua equipe.

2. Assume a tarefa no meio do processo

A perda de produtividade é a principal consequência quando uma tarefa é delegada e o empresário não fica satisfeito com o resultado. “Muitas vezes, duas pessoas acabam fazendo a mesma coisa ou uma pessoa faz e depois a outra refaz”, explica França. “Isso vai ao contrário do que é uma equipe de alta performance”, completa.

“Delegar á uma das melhores e uma das mais difíceis competências”, afirma Carmello. Para ele, quando o líder assume as tarefas da equipe, ele está transmitindo a mensagem de que a equipe não tem capacidade. Além disso, o colaborador se acostuma com esse tipo de liderança “Além de não delegar, a equipe acaba não sendo estimulada”, finaliza.

3. É impaciente

Muitos empresários começaram sozinhos ou com uma equipe pequena e o fato de ele estar acostumado a realizar várias tarefas faz com ele fique inseguro em repassar as responsabilidades. “Ele cria um padrão de que tudo que ele fez deu certo, mas o que ele fez antes não levará a empresa para frente”, afirma França.

A recomendação neste caso é que o empresário tenha paciência e evite passar por cima da execução do funcionário.

4. Falta de comunicação

A experiência do empresário faz com que ele realize determinadas tarefas rapidamente. Mas, ao encarregar um trabalho para uma pessoa é preciso ouvir. “Ele precisa ficar ao lado da pessoa e acompanhar o processo. Conversar e fazer perguntas para ver se ele entendeu”, ensina Celestino.

“Muitas vezes os jargões dificultam a comunicação”, afirma França. Ele explica que o líder precisa se atentar se o liderado está aprendendo e está a par de todas as informações operacionais e estratégicas.

5. Não estabelece um controle

Ao preparar a equipe para assumir novas responsabilidades é preciso ter um controle. Para Carmello, um dos efeitos positivos da delegação bem feita é que a equipe se capacita e auxilia na consolidação do negócio.

“Durante o controle, ele pode acompanhar e verificar como a demanda está sendo feita, e ele pode interferir em determinados momentos. A delegação é um processo e o empresário só vai ganhar tempo quando ele estruturar isso”, explica Celestino.

Fonte: EXAME.com



Compartilhe

SLA Coaching na Internet

VER MAIS

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos