Se... Quando... Até quando?

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." (Mahatma Gandhi)

“- Se eu tivesse aceitado aquele emprego, hoje eu estaria bem melhor...”.
“- Se eu tivesse estudado mais, hoje teria outras oportunidades...”.
“- Quando a situação melhorar, eu vou realizar meus sonhos...”.
“- Quando eu tiver mais tempo, vou viajar mais...”.

Essas são frases que ouço quase que diariamente pelos mais variados tipos de pessoas, sempre estão em voga o passado que não foi como gostaria que fosse, ou o futuro que ele almeja e fica esperando chegar para realizar aquilo que tanto quer...

O passado já se foi e o futuro ainda não chegou, então o que pode ser mudado é o agora! Tudo o que desejamos para nossas vidas daqui a 5, 10, 15, 20 anos precisa ser realizado hoje. Não adianta ficar olhando para trás e sofrendo pelo que já se foi... Já ouvi alguém dizer: “- Ah... Se há 10 anos eu tivesse aceitado aquela proposta para ir para fora do país, hoje eu estaria bem melhor...” Há 10 anos, lá atrás, aquele dia foi o presente dessa pessoa, o momento em que ela deveria ter pensado e planejado seus próximos 10 anos, o que não aconteceu. Agora, já passou! Então, hoje é o dia de pensar no que você quer realizar, é o dia de plantar o que você quer colher, é o dia para se preparar para o seu futuro!

Não devemos nos lamentar pelo passado, tampouco nos angustiarmos pelo futuro, o importante é construir hoje, agora, no presente, o caminho que queremos trilhar e segui-lo de maneira estruturada, planejada e realística para então alcançar o ponto desejado. Parece tão óbvio, mas acabamos nos sabotando diariamente quando ficamos esperando algo sobrenatural acontecer que possa vir a mudar o amanhã, ou quando permanecemos parados, paralisados olhando para trás, sofrendo pelo que deixamos de fazer. Numa plantação existe todo um planejamento para que haja a colheita, desde a escolha da terra, seu preparo e semeadura até finalmente essa fruta fazer parte de nosso cardápio. Na vida de maneira geral é necessário que façamos da mesma maneira, em qualquer área de nossas vidas, é importante planejar, construir para então alcançar o que queremos.

São tantas as demandas, uns querem comprar seu imóvel próprio e sair do aluguel, outros querem passar em um concurso público, outros querem construir uma família, outros querem viajar pelo mundo... e por aí vai, são tantos sonhos, objetivos de vida que para se tornarem reais precisam ser planejados hoje, agora, aqui no presente, e se chama presente por ser uma dádiva! Nada pode ser feito ontem, o ontem já se foi, nada pode ser feito amanhã, porque amanhã ainda não existe e, para o amanhã existir ele precisa ser construído hoje, no presente, na dádiva do tempo real.

Todas as manhãs, eu me pergunto o que tenho feito no presente que modificará meu futuro na direção de alcançar os meus objetivos, no que eu preciso realizar agora para que o meu amanhã aconteça como eu o sonho/idealizo.

Esse ano de 2015 foi um ano profissionalmente maravilhoso para mim, mas o que tenho colhido hoje foi algo que comecei a planejar há cinco anos, mais precisamente em 2010, quando decidi mudar o rumo da minha carreira e construir aos poucos essa nova realidade. Para que hoje eu estivesse trabalhando como coach, foi necessário investir em novos aprendizados, networking, etc... Ainda tenho um longo caminho a seguir para chegar onde quero, mas estou plantando hoje o que pretendo colher amanhã. Eu tenho uma infinidade de segundos, minutos, horas, dias... Meses... Anos... Para realizar tudo o que almejo, mas nada será alcançado se eu não começar a me mover agora, hoje, nesse instante, no presente.

Se ficarmos nos lamentando pelo que fizemos ou não fizemos no passado, nada acontecerá. Se ficarmos ansiosos pelo futuro, somente sonhando com o amanhã, da mesma forma nada acontecerá. Precisamos agir, nos movimentar em direção ao que tanto queremos para nossas vidas, ou seja, agora é o momento de definirmos o que queremos, de analisarmos o ponto em que nos encontramos, onde queremos chegar e o que é necessário fazer, a cada dia, para alcançar nossas metas e objetivos tão idealizados.

Eu sempre digo que uma meta para ser boa ela precisa ser E.S.P.E.R.T.A, pense se o que você deseja é:

- Específica = Se tem prazo para acontecer, onde, quando e com quem sua meta irá acontecer.

- Sistêmica = Quais os sistemas e ambientes que serão envolvidos e impactados com essa meta.

- Positiva = O que você quer que aconteça ao alcançar essa meta? Ela traz benéficos? Aqui o importante é você definir o que quer que aconteça e não o que não quer...

- Evidenciada = Uma meta precisa de evidências, é necessário que tenhamos provas de que aquilo que desejamos esteja sendo alcançada de forma realista.

- Recursos = Quais recursos são necessários para alcançar a meta? O que é preciso investir para sair do ponto em que me encontro e chegar onde desejo?

- Tamanho = Qual o prazo para atingi-la? Qual é o planejamento necessário? A meta que desejo é grande demais que precisa ser dividida em metas menores (micro metas)? É factível? Alcançável?

- Alternativas = São os planos contingenciais, plano a, b, c. O que é necessário fazer para lidar com imprevistos quando algo foge ao que pretendemos.

No momento em que idealizamos nossa meta e partimos para responder, como nas questões anteriores, se ela é E.S.P.E.R.T.A., já começamos a nos movimentar em direção a realização dos nossos sonhos, depois disso é: - mãos à obra! Se precisar de um apoio para começar a realizar seus sonhos, de maneira realística, o coach é o profissional habilitado para tal, ele irá acompanhar sistematicamente os passos necessários para chegar onde deseja e com foco no positivo. O coach é o amigo da meta, eu costumo dizer que ele protege nossa meta de nós mesmos, da nossa capacidade de auto sabotagem, afinal de contas, como a gente tem a capacidade de procrastinar nossos sonhos!

Para realizar o que se deseja é necessário abandonar os hábitos que nos paralisam, é necessário deixar de lado pensamentos como: “- Se fosse de outro jeito, ou, quando acontecer isso ou aquilo... ou até quando?” E nos concentrarmos em por no papel o que queremos, agora na dádiva do tempo presente que temos para realizar tudo o que sonhamos. É hoje o dia de mudarmos o nosso amanhã, e isso só depende de cada um de nós!

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."

(Mahatma Gandhi)



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Flavia Saab

Flavia Saab

Master Coach

Master Coach com formação na área de Gestão de RH, MBA em Gestão Empresarial e Coaching pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - Partner da empresa Bússola do Empreendedor - Atua nas áreas de Coaching Executivo, carreira, liderança, equipes, negócios e life. flaviasaab@flaviasaab.com.br / flavia.saab@bussoladoempreendedor.com.br (21)99954-7777

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.