Sucesso em home office exige organização e conscientização

Sucesso em home office exige organização e conscientização

O home office já é uma realidade em países como os EUA (com 26 milhões de trabalhadores neste sistema, segundo a consultoria Work Simple) e vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. O modelo é adotado por profissionais liberais, microempresários e até mesmo por organizações, que veem benefícios na produtividade de seus empregados quem não encaram o trânsito diariamente, por exemplo. Mas para ter sucesso trabalhando em casa são necessários alguns cuidados, de acordo com o coach Mike Martins, Diretor Executivo da SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching. Segundo o especialista, o profissional deve ser muito organizado, preparado para eventuais dificuldades e, principalmente, conscientizar a família sobre seu sistema de trabalho. “É preciso explicar para os membros da família o conceito de home office e certificar-se que todos concordam com as regras. Definir o horário do expediente, por exemplo, é fundamental. E, durante o período, o profissional deve estar focado em seu trabalho, não em afazeres domésticos ou familiares”, afirma Mike Martins. O coach dá outras dicas para ter sucesso em home office: - Diferenciar o escritório dos outros ambientes da casa; - Marcar reuniões e compromissos com clientes fora de casa, não expor a família; - Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo; - Gerenciar bem o tempo, incluindo atividades familiares; - Fazer um curso de inteligência emocional para lidar com os conflitos que surgirão; - Ler livros sobre o assunto e de profissionais que obtiveram bons resultados trabalhando em casa; - Deixar os obstáculos do escritório dentro do escritório. Como evitar levar problemas de casa para o trabalho De acordo com Mike Martins, problemas pessoais vividos em casa abalam emocionalmente e comprometem o desempenho no trabalho. E o que profissionais que adotaram o sistema de home office podem fazer para lidar com isso, uma vez que estão praticamente no mesmo ambiente? “Primeiro, é importante evitar que os dilemas pessoais se tornem ainda piores. Cursos e leituras sobre inteligência emocional facilitam a resolução mais rapidamente, através de técnicas específicas. Assim, o estado de excelência é atingido e mantido.” O diretor da SLAC Coaching diz também que trabalhar com planejamento faz uma grande diferença para ter o equilíbrio em casa e no trabalho. “Quando não temos metas, trabalhamos com urgências e distrações. Assim, nos perdemos, nos sentimos frustrados e confusos, como se não houvesse tempo para fazer o que desejamos. Por isso, é fundamental levar em consideração as necessidades da vida, como desenvolvimento pessoal, lazer, saúde, relacionamentos, finanças, espiritualidade e organização”, completa Mike Martins.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.