Recomeçar - 3º Passo: Tutano no Plano!

Continuando a série de artigos sobre os 4 passos fundamentais para RECOMEÇAR, chegou a hora do terceiro passo: O PLANEJAMENTO.

Para quem já descobriu seu propósito de vida, a sua arte e já se conscientizou da hierarquia de valores que determina o seu processo decisório, esse é um momento muito delicado, pois quando fazemos esse tipo de descoberta, sentimos uma força interior tão poderosa que parece que tudo já está resolvido! Mas muito cuidado, porque não está.

Esses sentimentos são fortes, intensos e serão a sua principal fonte de energia durante a jornada que virá. Entretanto muita atenção! Descobrir que existe um tesouro, não significa que você já o conquistou, muito menos que você já se tornou quem precisa ser para sustentá-lo. Ao longo da minha experiência como coach já tive alguns clientes que, ao identificar sua missão de vida, quase saíram largando tudo para perseguir esse sonho reprimido durante anos. Não comprometa sua vida cometendo esse erro. Quando descobrimos o nosso tesouro não é pra sairmos correndo por aí que nem loucos! Calma, nada de viver no futuro, ok? Saber que ele existe, não significa que ele já está na sua mão.

Agora, para que essa empolgação não se transforme em decepção, é importante revisar seus conhecimentos, habilidades e atitudes. E ao fazer isso, alinhar suas ambições e seu papel nessa história. Assim, com base no que você já sabe que quer SER, projetar aquilo que você quer TER. Tanto em termos materiais (onde morar, que carro ter, viagens e o que de material for importante pra você) quanto em termos de status (ser pai, ser mãe, ser premiado, ter liberdade de horários, etc).

Além disso, é importante que você busque referências de pessoas que são e têm o que você quer conquistar. Pesquise na sua história, ao seu redor, na sua vida, no seu país e os melhores do Mundo. Estude essas pessoas, suas trajetórias até o sucesso, suas dificuldades e até mesmo tente contato com elas falando do seu sonho e perguntando o que gostaria de saber. Com a internet e as mídias sociais cada vez mais diminuindo distâncias, boas surpresas podem acontecer.

Bem, feito tudo isso, você já vai ter bastante material para saber quem você precisará SE TORNAR para merecer o seu precioso tesouro.

Uma vez visto isso, chega a hora de desenhar o mapa a ser percorrido, pois ninguém quer desperdiçar sua energia vital correndo sem direção, não é verdade?

Então vamos que vamos: existem diversas ferramentas que podem servir como guia para você montar seu planejamento, tais como, CANVAS, SWOT, BALANCED SCORECARD entre outras. Entretanto, como se trata da sua vida, acho que antes de usar qualquer uma, é importante fazer de maneira muito séria e comprometida, um simples exercício:

Pense que você já conquistou o que deseja. Se imagine com detalhes no dia em que isso aconteceu. Onde você estava, quem estava com você, o que estava rolando em volta e etc. Isso mesmo. Descreva tudo isso num pedaço de papel e deixe ele separado. Depois disso, pense qual foi a última coisa importante que você teve que fazer antes desse momento para que ele fosse possível e faça a mesma coisa. Não caia na tentação de voltar para o que você precisa fazer no início porque o que fará diferença é você ir fazendo o exercício partindo do final e seguindo passo a passo para o início, até chegar ao dia de hoje. Somente depois de terminar esse planejamento regressivo, revise o tempo entre cada passo, faça os ajustes que achar necessário entre os passos e trace como meta atingir o somente o primeiro passo. Siga assim daí por diante. Importante apenas deixar claro que cada meta precisa ser específica, mensurável, realista e com tempo definido, ok?

Isto feito, é só transformar essas metas e passos a serem cumpridos, num mapa de ação. Não perca de vista que o seu mapa será seu guia, porém ele é estático enquanto a vida é dinâmica. Então, você precisará atualizá-lo de tempos em tempos de acordo com os novos acontecimentos e aprendizados.

Não tenha a menor dúvida que a qualidade do seu planejamento e o seu compromisso em aprimorá-lo ao longo da jornada, serão pontos determinantes para que você alcance ou não o sucesso no seu recomeço.

Agora mãos à obra! Nos vemos no próximo e último artigo da série!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Leonardo Lanzetta

Leonardo Lanzetta

Life Coach

15 anos de experiência em gestão de pessoas e de processos estratégicos para alta performance criativa, desenvolvendo metodologias para empresas como Coca-Cola, P&G, Oi, Ipiranga, L'Oréal, O Globo, entre outras; sendo premiado nos EUA com o OURO MUNDIAL em ESTRATÉGIA (International Design Excellence Award 2010), além de ter conquistado mais de 40 outros prêmios, treinando diferentes equipes.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.