Recomeçar - 2o Passo: tomando decisões

No artigo anterior, vimos como podemos identificar e reconhecer a causa pela qual somos apaixonados, o estilo de vida que queremos viver e o impacto que queremos causar na vida das pessoas. Conectamos tudo isso com nossos pontos fortes e com os talentos naturais que temos. Se a direção ficou clara, chegou a hora de tomar decisões.

Toda grande decisão é um grande desafio, entretanto, na grande maioria das vezes, são as pequenas decisões, as escolhas que fazemos no dia a dia, que determinam o caminho que a nossa vida acaba tomando. Refletir sobre isso é de fundamental importância, pois é muito comum delegarmos as decisões da nossa vida para outras pessoas sem nos darmos conta que, por mais bem intencionada que qualquer pessoa seja, ela vai sempre nos indicar um caminho que ela entende ser o melhor para nós, segundo os valores dela...

Ouvir opiniões e analisar diferentes pontos de vista, é um processo vital para qualquer projeto bem sucedido mas, mesmo para conseguir aproveitar ao máximo essas opiniões, você precisa entender primeiro qual a sua essência, quais são seus VALORES.

Segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching, um valor é uma convicção ou atitude que lhe servirá de guia na vida. Alguns exemplos de valores são: honestidade, segurança, desafios, reconhecimento, contribuição, excelência, poder, rotina, compaixão, liberdade, respeito ao próximo, entre muitos outros.

Talvez você já tenha pensado sobre isso de diferentes maneiras, ou não. Mas se souber definir bem quais são seus valores e qual a hierarquia entre eles no seu processo decisório, passará a ter uma visão bem mais clara do que é prioritário, poderá ter uma consciência ampliada de quem verdadeiramente é e, a partir disso, tomar decisões que te permitam viver sua própria vida e não uma vida que outros querem ou acham melhor pra você.

Um belo exemplo de como isso funciona no nosso dia a dia é o seguinte:

Imagine que você está de carro com seus filhos no Rio de Janeiro, as 3 da madrugada numa via deserta próximo a um local violento. Você está voltando de um encontro agradável na casa de amigos quando, subitamente, um grupo suspeito de policiais armados e corruptos te param, inventam um problema inexistente e, num tom ameaçador, te pedem propina. O que você faria? Qual valor seria mais importante para você nessa situação? O valor da honestidade ou o da segurança?

Independente de qual tenha sido a sua resposta, o objetivo deste exemplo é deixar bem claro como nossos valores individuais governam as nossas decisões. Literalmente. Nós fazemos ou deixamos de fazer alguma coisa conforme o nosso conjunto de aproximadamente 5 valores principais. Além disso, eles funcionam seguindo uma hierarquia entre eles, ou seja, mesmo tendo todos eles presentes, alguns exercem uma autoridade maior quando precisamos fazer certas escolhas.

Dar o segundo dos quatro passos, significa ter escolhido uma direção que realmente valha a pena seguir, uma missão que parece ter nos esperado uma vida inteira. Tenha certeza que foi para cumprir essa missão que fomos colocados aqui nesse mundo. Então, precisamos ter coragem e estar bem conscientes dos nossos valores, pois chegou a hora de tomar a primeira decisão que pode, finalmente, nos levar a verdadeira felicidade.

Até o próximo artigo!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Leonardo Lanzetta

Leonardo Lanzetta

Life Coach

15 anos de experiência em gestão de pessoas e de processos estratégicos para alta performance criativa, desenvolvendo metodologias para empresas como Coca-Cola, P&G, Oi, Ipiranga, L'Oréal, O Globo, entre outras; sendo premiado nos EUA com o OURO MUNDIAL em ESTRATÉGIA (International Design Excellence Award 2010), além de ter conquistado mais de 40 outros prêmios, treinando diferentes equipes.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.