Processo Coaching – O que é importante saber!

Muito se especula sobre o processo que garante prosperidade e sucesso em todas as áreas da vida! Alcançar metas, ultrapassar barreiras e conseguir performar melhor, tem sido o alvo de muitos.

Milhares de pessoas buscam informações sobre cursos, formações e profissionais que possam garantir o alcance de seus sonhos e objetivos de vida. Porém alguns cuidados são importantes na hora de escolher e decidir, visto que o coach não é e nem será o “santo” que promoverá resultados tão audaciosos! O coachee é o protagonista do seu processo, e isso sim, é o grande ponto de partida para entender o processo e iniciar a caminhada.

O mercado está repleto de produtos com o rótulo: coaching, porém, nem todo rótulo condiz com o teor do frasco! Nem sempre teremos o resultado que esperamos e que nos é prometido. Denominasse coach o profissional devidamente habilitado para atuar como apoiador no processo de coaching. Nesta afirmação encontramos algo importante a ser investigado pelo cliente (denominado coachee no processo): que Instituição habilitou este profissional? É reconhecida? Que filosofia é disseminada em suas formações?

Coaching é uma metodologia que visa apoiar os clientes em busca de seus objetivos. Possui início, meio e fim. Dura em média doze sessões para Life Coaching (Coaching de Vida) e trinta sessões para Executive Coaching (Coaching Executivo). Processos que envolvam testemunhos, atividades em grupo, aconselhamentos e disponibilização de “receitas de bolo”, ou seja, caminhos a serem seguidos não são Processos de Coaching.

Recebo em meu escritório, executivos, diretores e empresários que muitas vezes afirmam já ter vindo de Processos de Coaching que trabalhavam numerologia, dinâmicas de relaxamento ou dinâmicas de grupo. Sempre afirmo que, tudo isto é válido para o desenvolvimento e/ou realce de competências importantes para a gestão, no entanto, não é coaching.

Coaching, em sua essência, trabalha com metas claras, com foco nos objetivos do coachee. Planos de ação são gerados pelo próprio coachee durante o exercício de busca por respostas em seu interior. Todos nós na verdade somos um poço mágico cheio de respostas, mas, que poucas ou raríssimas vezes são acessadas. O voach é o profissional que estimula e apoia o acesso e a busca destas respostas.

Ao decidir fazer o processo, pesquise, investigue, solicite referências! Não compartilhe sua meta com um profissional que não seja devidamente habilitado por uma Instituição que viva a verdadeira filosofia do coaching. A busca responsável e criteriosa de um profissional inibe a prática antiética no mercado e, além disto, garante que os resultados almejados por você sejam realmente alcançados.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.



Autor: DELANIA DO NASCIMENTO SANTOS
Especialista em Gestão Estratégica do Varejo pela USP/PROVAR; Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching entidade licenciada pela Behavioral Coaching Institute; Professional Coach of Executive Coaching por meio da International Association of Coaching,IAC e pela Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC. Professional Assess Certification pela SLACoaching e HR Tools.

Compartilhe

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos