Por que temos dificuldade em alcançar uma meta (objetivo)?

Na vida, precisamos fazer coisas que facilitem o alcance dos nossos objetivos, resolvam os nossos problemas ou promovam comportamentos saudáveis. Alimentação regrada, exercício físico, resolver um mau relacionamento, iniciar um novo negócio, iniciar uma nova técnica, mudar uma crença, são alguns exemplos das muitas coisas que queremos normalmente realizar, mas acabamos falhando na tomada da ação.

Evitamos situações porque muitas delas envolvem o sentimento de dor. Se quisermos perder peso, temos que enfrentar a dor de nos privar de alimentos que gostamos. Se quisermos mudar um relacionamento difícil, temos que enfrentar as nossas próprias mudanças. Se quisermos iniciar um novo negócio, precisamos enfrentar a possibilidade de não ter êxito. Se um atleta quer alterar uma técnica, tem de lidar com o desconforto dos novos movimentos. Pretendemos mudar uma crença, temos que lidar com uma nova forma de pensar. Enfrentar situações assim uma vez ao ano, não tem grande importância, mas para a maioria das pessoas, a fuga dessa dor, torna-se um modo de vida. Amarramo-nos a uma barreira invisível, que não nos permite mudar, aventurar, tentar o novo, porque para lá desta decisão, há dor, esforço, sofrimento e insegurança. Por isso preferimos ficar, seguros e confortáveis, na “zona de conforto.”.

Nos casos mais extremos, ficamos nos muros das nossas próprias casas, onde nos restringimos tanto à zona de conforto, que não saímos nem mesmo para uma vida social. Mas, para a grande maioria de nós, a zona de conforto não é um espaço físico, é uma escolha de vida, que faz com que evitemos qualquer coisa que possa gerar muito esforço e desconforto. São as escolhas que podemos fazer para a nossa vida, mas é inevitável termos a ciência de que essa decisão poderá inibir o alcance de muitos dos nossos objetivos, pois estamos sempre tendenciosos a nos afastar dos caminhos mais dolorosos e difíceis. Certamente, em algumas áreas da nossa vida, o sucesso é edificado na capacidade que temos de enfrentar obstáculos e dificuldades.

Vamos avaliar como andam nossas escolhas? Nossa zona de conforto? Nossos objetivos e metas? Estamos buscando o que queremos para sermos mais realizados e felizes? Ou a opção de evitar a dor e o sofrimento está nos impedindo de conseguir o que tanto desejamos?

Decisão, Escolha... É de cada um, para a sua vida! Qual o(s) objetivo(s) da sua vida? Qual a sua escolha?

O processo de coaching te auxilia a clarificar suas metas, bem como a planejar o caminho e tomar as ações coerentes e eficazes para o alcance do seu objetivo, através de suas próprias potencialidades.

Novas atitudes podem mudar a sua história!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Rosiane Oliveira Daniel Lopes

Rosiane Oliveira Daniel Lopes

Life Coach

Coach - Desenvolvimento Pessoal e Profissional Administradora Especialista em Psicologia Organizacional com Ênfase em Coaching Analista Comportamental Especialista em Neuromarketing

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.