Certa vez uma pessoa me perguntou por que eu acreditava tanto nos meus objetivos e nos meus sonhos. Mal sabíamos que minha resposta, além de fortalecer ainda mais minhas convicções, ainda despertaria nela a vontade e coragem de realizar seus sonhos também. E o que eu respondi? Que temos apenas duas certezas na vida: a de nascermos e de morrermos. O restante são apenas teorias, padrões, cultura, estudos e tudo mais que possa nos orientar por alguma direção.

A partir do dia em que chegamos a esse mundo, ou seja, em que nascemos, todos os acontecimentos posteriores vão depender das escolhas que fazemos ou aceitamos. Então, se é você quem faz ou aceita os fatos, por que não aceitar os seus sonhos? Por que não escolher ir atrás dos seus objetivos? O que te impede de buscar tudo que você sempre quis?

Depois dessas perguntas, alguns me respondem: “Ah, Lucas, mas minha realidade é diferente, eu dependo de algumas coisas antes de ir atrás dos meus sonhos”, ou “Eu não tempo para pensar nisso agora, meus dias são muito corridos”, ou ainda “Se eu fizer isso, vou impactar muita gente negativamente”.

Tudo bem, compreendo cada uma dessas objeções e entendo que tudo isso vem dos acontecimentos pelos quais elas passam ou já passaram. Cada um tem uma percepção diferente da vida. Porém, dou-me o direito de opinar sobre cada uma delas:

Quando ouço que “Minha realidade é diferente, dependo de algumas coisas para ir atrás dos meus sonhos”, sempre digo que não é preciso uma rebelião, apenas criar uma nova rotina onde você respeite essas dependências, mas também abra espaço para os seus sonhos.

E o “Não tempo para pensar nisso agora”? Se você não tem tempo para pensar nos seus verdadeiros objetivos, eles nunca serão prioridade e você nunca terá tempo pra pensar neles de verdade. Portanto, defina uma data e horário específico em sua semana, planeje e pense sobre seus sonhos. Tenha disciplina. Separe esse tempo para você.

Mas para mim, a que mais soa como “desculpa” é “Se eu fizer isso, vou impactar muita gente que amo negativamente”. Gente, será que as pessoas que você tanto ama não ficariam felizes de te ver realizando o sonho da sua vida? Mais uma vez, o que você pode fazer de diferente que te aproxima das suas metas, sem uma rebelião, uma mudança radical a princípio?

Além dessas frases, inúmeras outras crenças ou ideias limitam as pessoas a irem atrás dos seus sonhos. Seja lá o que tiver te impedindo, aceite, aborde como um problema externo e pergunte o que pode ser feito para mudar toda essa história? Que ações você pode executar para alterar esse cenário? Ou ainda, o que uma pessoa com um problema semelhante fez para sair desta situação?

Quando as pessoas entendem estas ideias, percebem que o porquê de acreditarem nos seus sonhos está diretamente ligado com mudar totalmente sua existência e, principalmente, encontrar sua real felicidade.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.