O tempo não para

Será que o dia tem mesmo 24 horas? Por que eu acho que o tempo passa muito rápido? O que eu posso fazer para gerenciar o meu tempo? Neste artigo apresento algumas ações simples que podem fazer com que você possa ter o relógio em suas mãos.

Com base na minha experiência como coach, posso afirmar que uma das coisas que o coachee mais demanda em sessões é em relação à sua organização do tempo, como ele aloca suas tarefas pelo tempo que é disponível.

Impressiona como simples ações colocam nos trilhos aquilo que causou angústia e dor por tanto tempo. Inspirado em algumas dessas ações e outras que insiro em meu curso de Gestão do Tempo com Resultados, trago neste artigo alguns passos simples para você ter o controle do relógio em suas mãos.

· Mapeamento de atividades: sem ter noção daquilo que você faz diariamente, será bem difícil organizar. Então, liste (escreva) tudo aquilo que você faz durante os dias de uma semana, incluindo sábados e domingos. O primeiro passo é ter clareza da sua rotina semanal para que seu nível de angústia ou medo seja reduzido.

· Delegue: por melhor que seja seu gerenciamento do tempo, não é possível fazer tudo que queremos. Assim, se for possível, delegue algumas tarefas a quem convive com você: marido, pais, filhos, amigos.

· Planeje: de posse somente das atividades que você deve realizar, faça um calendário pessoal com todas as horas do dia e insira suas rotinas mapeadas. Em uma planilha, em um caderno, em uma agenda. Não importa o meio, coloque tudo que você fará de maneira detalhada. Olhe o exemplo abaixo.

Segunda: 00:00 às 07:00 - Dormindo

Segunda: 07:00 às 08:00 - Arrumando.

Execute o planejamento sem pressão: a falta de organização ou de controle do tempo pode estar ligada a alguma questão emocional. Medo, angústia, baixa estima podem estar te atrapalhando nisso. Por isso, é importante não se pressionar para cumprir. Se você se pressionar demais, se criticar demais jogará sobre si uma responsabilidade pesada e exagerada. Por mais que planejemos, não temos o controle sobre tudo o que acontece. Portanto, dê a si mesmo uma margem de não cumprimento do planejamento. Saiba que até os mais importantes e arriscados projetos tem essa margem.

· Seja Feliz: a mais importante das dicas. Você não é a única pessoa que passa por questionamentos se está gerenciando bem o seu tempo. Você não está sozinho. Outras pessoas passam por isso. Então, use suas habilidades naturais para vencer qualquer situação difícil.

Se mesmo com esses passos você ainda precisar de ajuda, entre em contato comigo!
Um grande abraço e uma ótima semana.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Rodrigo Rosa

Rodrigo Rosa

Life Coach

Sou formado em Administração Empresarial pela UFRRJ, fiz MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV e me certifiquei como Master Coach pela SLAC. Desde muito cedo sempre gostei de interagir com as pessoas, o que foi determinante na escolha da minha profissão de coach.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.