O segredo das pessoas de sucesso

Por que há no mundo pessoas tão bem sucedidas e outras que lutam tanto para conquistar seus objetivos e muitas vezes não alcançam seus resultados? Quais atitudes diferenciam essas pessoas das demais. O artigo abaixo sugere algumas posturas adotadas pelas pessoas de sucesso que são essenciais para quem almeja alcançar resultados positivos na vida.

Por que há no mundo pessoas tão bem sucedidas e outras que lutam tanto para conquistar seus objetivos e muitas vezes não alcançam seus resultados? O que diferencia as pessoas de sucesso das demais?
Pessoas bem sucedidas acreditam ter o poder de criar a sua própria vida enquanto as demais pensam que em suas vidas, as coisas acontecem. O sucesso na vida está ligado à capacidade de assumir a responsabilidade de estar em controle da própria vida e em permitir que outras pessoas, ou situações controlem a sua existência.

O primeiro passo para o sucesso é acreditar ser capaz de atingir seu próprio êxito, que somente você é capaz de promover as condições que proporcionarão triunfo.

“A forma como fazemos uma coisa é a forma como fazemos tudo.” Essa fala do autor T. Harv Eker parece um pouco radical, mas retrata uma realidade em nossas vidas. A verdadeira entrega e comprometimento com as situações do cotidiano, independentemente do tamanho e importância delas, tem muito a dizer sobre a forma como realizamos as coisas. Se nos comprometemos inteiramente e intensamente com tudo na vida, significa que estamos 100% engajados também nos momentos que potencialmente proporcionarão sucesso pessoal ou profissional.

Os profissionais são sempre muito preocupados em se dedicar intensamente à tudo que envolve o trabalho. Porém, quando em circunstancias de interesse pessoal, deixam a desejar na dedicação. Pessoas de sucesso enxergam possibilidade de êxito em qualquer situação e não diferenciam a sua performance diante de um desafio, seja ele qual for.

Um aluno chegou para a aula sem o material. O professor emprestou o necessário para acompanhar a aula e o aluno se justificou dizendo que saiu correndo de casa para não se atrasar. O episódio se repetiu três vezes consecutivas. O professor disse: “Jonas, você costuma esquecer seus compromissos profissionais? Seu chefe deve estar decepcionado com você, anda tão esquecido!” O aluno respondeu: “De maneira alguma professor, jamais me esqueço do que preciso fazer no trabalho.” “Mas a forma como você faz uma coisa, é a forma como você faz todas as coisas.”

Assumir o controle da sua vida, saber exatamente onde você quer chegar e o que precisa fazer para alcançar seus sonhos e objetivos é de inteira responsabilidade sua. Se hoje você está feliz com a vida que leva, foi a sua dedicação e trabalho árduo que o trouxeram até aqui. Porém se deseja que sua realidade seja outra, assumir o controle da sua vida vai permitir que comece hoje mesmo a traçar o caminho para o estado atual futuro que você almeja. O importante é evitar se colocar em posição de vitima e aceitar que o que acontece com você, é de uma forma ou de outra, projetado por você mesmo.

Pessoas de sucesso evitam se colocar em posição de vítima, e evitam fortemente os comportamentos abaixo:

1. A culpa é dos outros: a vítima coloca a culpa para seu fracasso em outra pessoa ou situação, como a falta de tempo, o chefe que exigiu que ficasse até mais tarde no trabalho, o filho que passou mal, etc..
2. A vítima sempre tem uma justificativa: quando não culpa ninguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a sua situação dizendo algo do tipo: “não fui à academia essa semana porque não tive tempo.” Mesmo sabendo dos benefícios dos exercícios físicos, a pessoa não age a altura do nível de importância que pensa que dá a questão.
3. A vítima vive se queixando: queixar-se é a pior coisa que podemos fazer para nossa saúde. Quando nos queixamos, no que estamos nos concentrando, no que está certo ou errado na sua vida? Quando damos destaque ao que está errado em nossas vidas a tendência é receber mais do que está indo mal, princípio da lei da atração.

Então, para alcançar o sucesso e a plenitude, é necessário assumir as responsabilidades por aquilo que acontece na vida e tomar as atitudes necessárias para mudar ou eliminar aquilo que não proporciona felicidade, satisfação e totalidade. Apenas aceitando e apropriando-se desse compromisso é que será possível tomar o controle e dirigir o barco da vida em busca dos seus sonhos e aspirações.

Comece hoje mesmo a praticar o princípio da entrega, engajando-se 100% com todas as suas atividades, independentemente se são profissionais ou pessoais. Os resultados positivos virão definitivamente a partir do momento que você se enxergar como protagonista da sua vida, e não como mero coadjuvante ou apenas um figurante nesse espetáculo.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Marcela Harrisberger

Marcela Harrisberger

Life Coach

Life Coach credenciada pela SLAC, é formada em Jornalismo e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FAAP e em Psicopedagogia. Possui vasta experiência como gestora de equipes e atualmente presta consultoria em desenvolvimento profissional. Realizou diversos cursos no exterior, entre eles treinamentos específicos para equipes pedagógicas na África do Sul na Inglaterra.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.