O papel do Coach sob a ótica do outro

Nesse artigo, coloco em xeque o que achamos ser nosso papel enquanto coach.

Qual seria o papel de um coach para você? Em um processo de coaching, o que será desejável em relação a competências, atitudes e comportamentos no coach? A questão é de longa discussão, mas neste artigo gostaria de focar em um ponto crucial: o desejo do coachee, que é a pessoa que passa pelo processo e a mais interessada. Sob essa ótica, o questionamento mais correto seria: qual o papel de um coach para o coachee?

Certa vez, ao final de uma sessão (a primeira daquele coachee), fiz a seguinte pergunta: “o que você espera de mim como seu coach?”. Uma pausa na respiração; uma olhada para o teto; mais um pouco de reflexão e a resposta: “quero que você seja objetivo, o mais direto possível”. Confesso que num primeiro momento, que durou poucos segundos, sua resposta me surpreendeu. Porém, logo me veio à consciência de que aquela resposta estava congruente com tudo o que foi falado no decorrer do encontro. Pude notar rapidamente que, para aquele coachee, um coach mais objetivo e direto vinha ao encontro dos anseios por soluções para suas demandas, seus problemas, suas dores.
Essa experiência me levou a refletir e guardar comigo, ainda mais, que é necessário estar focado o tempo todo no coachee no momento da sessão.

Na tentativa de me tornar um coach cada dia melhor, recorro a capacitações, leituras, vídeos e outras fontes mais de conhecimento. Tudo isso é muito importante e fundamental para a carreira, mas não o suficiente. É ali, no dia a dia, nas sessões, no contato com os coachees, que você ganha seus maiores tesouros; aqueles que ficarão guardados para sempre.

Na teoria, aprendi a necessidade de criar rapport e empatia; na prática (o tesouro) aprendi que para que isso ocorra é preciso entender o desejo do coachee. Seja verbalizando diretamente, seja nas outras formas de comunicação. Simples, porém não óbvio. E muito efetivo para que o processo traga grandes resultados.

Como coaches, estejamos atentos sobre nosso papel em uma sessão. Como coachee, esteja certo de que um bom profissional estabelecerá uma relação de confiança com você.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Rodrigo Rosa

Rodrigo Rosa

Life Coach

Sou formado em Administração Empresarial pela UFRRJ, fiz MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV e me certifiquei como Master Coach pela SLAC. Desde muito cedo sempre gostei de interagir com as pessoas, o que foi determinante na escolha da minha profissão de coach.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.