Quem não acredita na vitória, já perdeu a batalha antes da mesma começar. Por outro lado, ser otimista em excesso pode fazer com que a queda seja brusca, inesperada e extremamente dolorosa, ao ponto de não conseguir mais se levantar. A história do Paradoxo de Stockdale, que conheci lendo o livro “Good to Great – Empresas feitas para vencer”, escrito por Jim Collins, nos ajuda a entender esses dois pontos de vista que precisam estar sempre caminhando juntos.

O almirante americano James Stockdale foi o militar de mais alta patente a viver no campo de prisioneiros de guerra “Hanoi Hilton”, durante a guerra do Vietnã. Ele ficou preso lá por 8 anos, onde foi torturado mais de 20 vezes. Mesmo assim, se sentiu na obrigação de fazer com que seus soldados também presos ali conseguissem superar aquilo, buscando criar situações para tal, sem que sofressem maiores danos (principalmente à mente). Afinal de contas, ele era o líder deles.

Stockdale contou que os pessimistas sucumbiam rapidamente, pois já haviam se entregado. Por outro lado, os otimistas, apesar de durarem um pouco mais, também sucumbiam! Eles diziam que sairiam dali no Natal, mas o Natal chegava e eles continuavam ali. Diziam então que na Páscoa sairiam, mas a Páscoa chegava e eles continuavam ali ainda. Em pouco tempo, a frustração e a desilusão tomavam conta desses otimistas ao extremo, fazendo com que eles definhassem e morressem, assim como os pessimistas. Então qual foi o segredo para que o almirante tivesse sucesso na sua missão? Stockdale disse: “Sabia que a realidade era dura, mas jamais perdi a fé no final da história. Nunca duvidei.” Veja bem, não devemos confundir a fé em vencer no final com a disciplina de enfrentar a realidade (realidade essa que, na maioria das vezes, não é nada agradável). É a fé em que vai se vencer no final, independente das dificuldades e, ao mesmo tempo, a necessidade de enfrentar a realidade nua e crua, seja ela qual for.

O caminho para o sucesso pode ser muito tortuoso, mas superá-lo sempre compensa. Para o Almirante Stockdale era um caso de vida ou morte para ele e para seus comandados, mas esse paradoxo vale para todas as metas em nossas vidas.

E então? Você está preparado para a batalha? Mantenha o foco no objetivo, com consciência de que enfrentará muitas batalhas até lá! É necessário acreditarmos que iremos alcançar o sucesso, mas sempre com os pés no chão, enfrentando a realidade de frente e lutando por aquilo que almejamos.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.