O único lugar que importa

No filme Poder Além da Vida, há um diálogo entre os personagens Sócrates, mais velho, e Dan, um jovem ginasta. Irritado por ser tão pressionado a sair da zona de conforto, o garoto afirmou: “Você quer que eu acredite nas suas respostas!”. Ao que o interlocutor respondeu: “Não. Eu quero que você retire respostas do único lugar que importa: dentro de você”.

O coaching é um processo por meio do qual o profissional apoia quem o contratou a estabelecer um plano de ação para atingir uma meta específica. Porém, isso não é feito com orientações diretas. O coach faz perguntas e utiliza ferramentas que criam o ambiente propício para que o próprio cliente informe o que ele vai fazer para alcançar o que almeja.

Se as respostas estão dentro de cada um, então por que é importante contratar este serviço? Vou utilizar mais um trecho do filme para explicar isso. O diálogo é mais ou menos assim:

Sócrates: Conhecimento não é o mesmo que sabedoria.

Dan: Ah é? Então, qual é a diferença?

Sócrates: Você sabe limpar para-brisa?

Dan: Sei.

Sócrates: A sabedoria está em fazê-lo.

A diferença está em colocar em prática. E o melhor exemplo para que possamos entender essa situação são as promessas de fim de ano. Perceba que, geralmente, são ações que mudariam a vida da pessoa para muito melhor e para sempre. Além disso, nem são assim tão complicadas de se fazer. Porém, 365 dias se passam e, em vários casos, nada é feito.

Foi Robert Kiyosaki, autor de “Pai rico, pai pobre”, quem afirmou no Twitter dia desses: “Em sete dias, 75% das pessoas desistem das resoluções de fim de ano”. A cada ano, uma decepção por não ter feito e uma nova promessa de que “dessa vez vai”.

O coaching é importante neste sentido porque o plano de ação é monitorado ao longo das sessões para que a evolução seja identificada. É um processo que te obriga a se “confrontar” com você mesmo o tempo todo. E é lá que estão as melhores respostas: no interior do indivíduo.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.



Autor: KHALED SALAMA
Khaled Salama é jornalista, executivo, palestrante e coach. Escreve semanalmente sobre mundo corporativo para diversos veículos de comunicação. As palestras são nas áreas de atendimento ao cliente, trabalho em equipe, liderança e motivação. Para a trajetória completa e mais informações, acesse o site: www.khaledsalama.com.br.

Compartilhe

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos