Mulher de negócios em harmonia com carreira profissional e vida familiar?

A mulher, com o passar dos anos, conquistou seu espaço na sociedade e dentro das empresas, e praticamente tem os mesmos direitos que os homens. Em uma visão geral, isso é sinônimo de conquista e vitória para muitas mulheres. Hoje, a mulher é mais independente em todas as formas, social, financeira e profissional, com isso aumentou consideravelmente sua carga de tarefas e responsabilidades. A mulher que constitui uma família, sendo ela com filhos ou não, muitas vezes precisa fazer escolhas entre a carreira e a família, quando isso se torna muito frequente pode causar fragilidades, problemas e até rupturas.

A mulher por natureza tem uma força muito grande, e quando realmente sabe o que quer usa essa força para caminhar e seguir em busca de seus objetivos. O fato é que muitas mulheres se perdem no meio do caminho e buscam respostas para resolver questões familiares que surgem ao longo de sua trajetória. É importante dizer que essas questões aparecem praticamente todos os dias. Mulher que tem filhos, sabe bem sobre isso.

Nenhuma novidade até aqui, o fato é como lidar com essas questões diárias, que sempre irão existir e ser uma boa profissional, boa dona de casa, esposa e mãe.
Equilibrar e regular a cabeça para o que realmente importa é o começo para ter uma vida harmônica. O primeiro passo é saber que não dá para ter tudo e fazer tudo todo o tempo, a qualidade de como as coisas são feitas tem mais significado do que a quantidade.

A mulher de negócios, que entende o que realmente quer e aonde quer chegar, sabe o que precisa fazer e o tempo que irá dedicar a isso. Focar na solução, seguir seu planejamento e estar preparada para lidar com as questões corriqueiras domésticas, barreiras e preconceitos fazem parte da carreira da mulher. Acredito que o preconceito sempre existiu e sempre existirá por todos os motivos que alguém tem de julgar alguém por algo que não conheça ou acredita ser certo. O preconceito por uma mulher ocupar um determinado cargo, função, ou por suas ideias, mesmo que nos dias de hoje seja mais inconsciente, é um assunto que a mulher de negócios deve saber lidar e superar através de suas experiências, expertise e qualidade profissional.

Digo sempre que quem está na chuva é para se molhar, pois para ser uma profissional em um mundo moderno, globalizado, onde a concorrência é grande, e conseguir um lugar ao sol, a mulher precisa ter uma meta muito bem estabelecida, ser forte, persistente, resiliente, saber quais são os valores que importam e a impulsionam para todos os dias enfrentar o que vem pela frente.

A mulher é um ser humano igual ao homem, com sentimentos, responsabilidades e senso de proteção. O que muda é a forma de enxergar o mundo e lidar com as situações. O homem também tem família e a cobrança muitas vezes é maior, as vezes de maneira velada. A lição que tiro disso, faço uso em minha vida, com minha família. Cobro bastante meu marido e divido as responsabilidades com ele, mas preciso respeitar o tempo dele e a maneira de como ele enxerga as situações, caso contrário nada feito. Já tentei ter razão em tudo e querer tudo do meu jeito, até que eu fiquei doente e ele tomou conta de tudo e deu tudo certo no final. A partir deste dia tudo se encaixou bem melhor e saiu um peso enorme das minhas costas. Minha carreira e vida familiar andam muito melhor agora.

Sou mãe de duas meninas, esposa, empresária, tenho cinco cachorros e um gato. Me cobro muito em minhas tarefas profissionais, pois tenho meus objetivos muito bem estabelecidos, sei onde quero chegar, adoro ser mãe e sou bastante presente no dia a dia das meninas, tenho total consciência que as vezes falho, que algumas tarefas domésticas ficam a desejar. Encaro isso com naturalidade, na verdade não afeta minha vida, pois na lista de prioridades está minha carreira e minha família, desde que um não interfira no outro. A verdade é que para eu estar feliz as duas áreas precisam estar em equilíbrio e para eu conseguir isso, não pode haver concorrência entre as duas. Na minha cabeça isso está muito bem estabelecido, e sempre que uma área precisa de maior atenção eu dou, sem me estressar ou me sentir culpada.

Estou finalizando um projeto que durou três meses em um cliente fora de São Paulo, vou e volto todos os dias para atender esse cliente. É uma fase bastante intensa, tenho que ser uma Mulher-Maravilha, para poder dar atenção à minha família, e poder fazer um trabalho com muita eficácia e qualidade. Além disso tudo, faço um MBA e cursos intensivos que fico em dias de imersão. Meu convívio familiar é super saudável e equilibrado, o tempo que estou com eles é de qualidade e dedicado a eles, sem interferências de trabalho, sem computador ou celular. Para tudo isso acontecer é necessário estabelecer metas, plano de ação, saber identificar o que é prioridade e o que é importante. O equilíbrio está em direcionar a cabeça para o foco em solução e cumprimento dos objetivos com qualidade de vida, respeitando o que é realmente valioso para VOCÊ.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.



Autor: DANIELA GUARALDO DE MELLO FERREIRA
Daniela Guaraldo de Mello Ferreira Master Coach, Palestrante, Escritora e Treinadora, formada em Administração de Empresas, Pós-Graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado, Coach certificada pela ICC (Internacional Coaching Comunnity) e ICI (Internacional Association of Coaching Institutes, Leader Coach certificada pela Corporate CoachU (USA), MBA em Coaching e Gestão Empresarial

Compartilhe

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos