Você já se perguntou como andam as lideranças da sua empresa? Se seus líderes estão capacitados para liderarem? Se seus colaboradores os reconhecem como exemplos a serem seguidos, ou pela influência que os causam?
Até o final da década de 1990, na maioria das organizações, só a presença do chefe era suficiente para fazer o empregado trabalhar. Bastava ele estar presente para que todos soubessem, que não se podia parar e que tinha que produzir. Sua gestão era autoritária e com o seguinte lema: “Manda quem pode e obedece quem tem Juízo”. O diálogo quase não existia e sua gestão era marcada pelo medo e usava-se do cargo para fazer o funcionário trabalhar.
Atualmente este modelo de gestão está ultrapassado. Liderar hoje não é só mandar. O funcionário não precisa de um chefe, mas sim de um líder influente. A liderança precisa ter ideias inovadoras, palavras que induzem, atitudes e exemplos que arrastam. O líder precisa entender do negócio e, mais do que nunca, entender de pessoas. Ele precisa caminhar junto de seus liderados colocando a mão na massa, caso contrário a coisa não anda.
Quer fortalecer sua empresa? Então fortaleça os líderes que trabalham nela.
A maior virtude de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns, encontrando o lugar certo para as pessoas certas nas organizações. Entre seus colaboradores pode haver um talento desperdiçado, exercendo uma função que não gera produtividade.
Fica latente ao líder identificar estes e outros pontos ao gerir uma equipe. Algumas vezes o ¨chefe¨ começa a culpar sua equipe, ou um individuo, o que desmotiva e trava o processo. Isto pode demonstrar um líder perdido. Muitas vezes isto se dá pela falta de atenção ao pessoal que lhe auxilia nos objetivos da empresa.
Alguns deveres de um líder:
Conscientizar - Deixar claro para o funcionário a importância do cliente; as pessoas só mudam quando conscientes do problema;
Educar – Educar sempre, pois a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Sendo assim, homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
Treinar – É a base da excelência sendo que deverá ser um hábito que se adquire por repetição;
Cobrar – Respeitando sempre as pessoas sem abrir mão do resultado;
Motivar – Camaradagem no ambiente de trabalho valorizando as pessoas e reconhecendo seus méritos.
A
liderança da empresa poderá ser o acelerador ou o freio de mão puxado. É ela quem dita o ritmo e, sendo assim, a organização que não virar escola terá sérios problemas no futuro.
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.