Hasteando a Bandeira do Coaching

O artigo trata de um comparativo que fiz entre o meu aprendizado em Empreendedorismo que tive enquanto fazia pós graduação em Administração Industrial, e o que aprendi e estou aplicando atualmente em Coaching. No artigo cito 10 mensagens apresentadas pela Professora Tina Seelig e através das minhas interpretações, fiz uma adaptação daquilo que acredito ser aproveitável no mundo do Coaching.

Recentemente, eu estava vasculhando alguns livros da época em que fiz pós-graduação em “Administração Industrial”, quando me deparei com uma apostila de Empreendedorismo, escrita pelo Professor Marcelo Nakagawa, da Fundação Vanzolini, a quem tenho grande apreço.

Nostalgicamente comecei a folhear aquela velha apostila e encontrei algumas anotações, referente a um texto que mencionava uma apresentação feita pela Diretora executiva do Stanford Technology Venture Program (STVP), Professora Tina Seelig.

O texto tratava de 10 mensagens que Tina Seelig passou ao seu filho, na época com 17 anos e que pretendia sair de casa para ganhar o mundo.

Apesar destas mensagens terem sido direcionadas a um jovem e que a princípio seriam voltadas ao Empreendedorismo, lendo novamente as anotações, me senti profundamente impulsionado a comparar tudo que aprendi com o que estou aplicando atualmente no Coaching.

Fazendo agora uma retrospectiva, procurei adequar ao Coaching a essência das mensagens passadas por Tina Seelig e tenho plena convicção que todos nós, apaixonados pelo Coaching, podemos "hastear esta bandeira”.

As frases em negrito são as mensagens de Tina Seelig e logo abaixo uma interpretação daquilo que acredito ser aproveitável em Coaching.

1. “Todo problema é uma oportunidade para uma solução criativa”;

Quanto mais problemas uma pessoa resolve, mais fortalecida ela fica. Tomemos como exemplo pessoas que ocupam alto cargos de gestão empresarial. Perceberemos que estão onde estão, por serem capazes de identificar e resolver um enorme número de problemas, transformando-os em soluções, muitas vezes criativas.

2. “Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”;

Apesar de sorte ser para alguns, um acontecimento casual ou um fenômeno que não podemos prever ou explicar, também podemos dizer que é preciso estar preparado para a sorte.

Quando você acredita, se dedica, estuda, trabalha com perseverança e fica atento as oportunidades, você certamente estará ajudando a sorte acontecer.

Em outras palavras, podemos dizer que é preciso estar no lugar certo e na hora certa, pois mais cedo ou mais tarde a sorte acontecerá.

3. “Encontre uma interseção entre interesse, conhecimento e mercado”;

Quando se pensa em fazer uma escolha que vai ter impacto em sua vida profissional ou pessoal, é importante buscar alternativas dentro de uma zona de interseção entre aquilo que você gosta (interesse), aquilo que você domina (conhecimento) e aquilo que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu conhecimento (mercado).

4. “Tente muitas coisas e mantenha as que funcionam”;

Errar de vez em quando é algo que acontece e se isto não estiver acontecendo é porque você não está se arriscando o suficiente.

Errar, desde que seja apenas de vez em quando, não é problema. Problema é não aprender com os erros.

5. “Não espere ser convidado, ofereça-se”;

Não basta fazer o trivial e esperar que as coisas aconteçam com tão pouco.

É preciso fazer mais. É preciso descascar a cebola, camada por camada.

6. “O mundo é pequeno. Não queime pontes”;

Você necessita de apenas um pequeno grupo de pessoas e elas serão fundamentais para o seu sucesso na vida profissional e pessoal.

Estas pessoas são seus parentes, amigos, colegas de trabalho e de faculdade e serão elas a sua rede de relacionamento e referências para trabalhos e oportunidades.

Como costumo dizer, o mundo é pequeno e redondo e a internet permite que tudo fique ainda mais próximo.

7. “Você pode fazer tudo, mas não ao mesmo tempo”;

Todo mundo estabelece objetivos e prioridades na vida, mas nem todas as pessoas se mantém aderidas ao planejamento de seus objetivos e realizações de sonhos. Isto acontece pois é fácil perder o foco em meio as tribulações do dia a dia.

Por isto é preciso discernir aquilo que consideramos ser realmente importante, um simples capricho ou até mesmo desnecessário para nós.

8. “São as pequenas coisas que importam”;

Se preocupar com os detalhes pode fazer toda a diferença, seja pessoal ou profissionalmente.

Pequenos gestos, como um simples sorriso ou dizer “por favor” e “obrigado” podem estabelecer a empatia que tanto se busca quando estamos diante de alguém que dedicou seu tempo a nós.

São os detalhes que diferenciam um bom atendimento de um excelente atendimento.

9. “Equipe em primeiro lugar”;

Saber trabalhar em equipe sempre foi mais producente que trabalhar sozinho e quanto mais você contribui para o sucesso das pessoas, maior será o seu sucesso.

10. “Nunca perca uma oportunidade para ser fabuloso”;

Não importa onde estiver, sempre que surgir uma oportunidade de você mostrar seu valor e sua capacidade, faça-a.

Porém certifique-se que dará o seu melhor e que fará bem feito, caso contrário nem comece, pois estará perdendo seu tempo e o tempo de outras pessoas que serão atingidas pelo seu trabalho.

Por fim, deixo aqui a reflexão de que, ao nos basearmos nas mensagens acima e adotarmos a postura de ser um agente catalizador do desenvolvimento, crescimento e sucesso de uma pessoa que nos procura para o processo de Coaching, ao assumirmos a responsabilidade em ocupar a posição do verdadeiro Coach, devemos fazer com paixão, com responsabilidade e acima de tudo com respeito ao próximo.

Vamos “Hastear a Bandeira do Coaching” e assim nos tornaremos não só um profissional melhor, mas também uma pessoa melhor.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Carlos Jose Albertin

Carlos Jose Albertin

Life Coach

"Professional Coach" certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e graduado em Farmácia Industrial pela USP. Experiente em gestão empresarial, contratação e treinamentos de colaboradores, auditorias internas e externas, processos de produção, qualidade, projetos, manutenção, segurança e meio ambiente.

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