Foco na solução, sempre!

Em nosso dia a dia encontramos esses tipos de pessoas: as que gostam de “curtir” um problema, e as que sempre tem foco na solução. Acredito que você, como eu, prefira o segundo tipo, mas será que sempre projetamos esse comportamento? Confira algumas dicas de como se tornar uma pessoa positiva e atrair soluções para seus problemas.

Em nosso dia a dia encontramos esses tipos de pessoas: as que gostam de “curtir” um problema, e as que sempre tem foco na solução. Acredito que você, como eu, prefira o segundo tipo, mas será que sempre projetamos esse comportamento?

Pode parecer fácil, mas nem sempre é possível manter o foco na solução. Às vezes parece que nossa vida está tão desorganizada e fora daquilo que planejamos que nos colocamos no centro do problema, e sentimos dificuldade em dar um passo em busca da mudança. Nessas horas parece confortável falar sobre os problemas e ter o entendimento dos amigos e familiares, que ao concordarem com você, fazem com que você continue nessa
vibe negativa, se colocando numa posição de vítima.

Nesse momento precisamos do apoio das pessoas mais positivas, aquelas que nos ajudam a enxergar as possibilidades, que com uma pergunta ou comentário conseguem nos mostrar uma solução que sozinhos não conseguimos ver. Você já sabe com quem pode contar nessas situações, mas você sabe como ser uma pessoa assim, positiva e focada sempre na solução? Veja abaixo algumas dicas para você se tornar uma pessoa mais positiva:

1) Você precisa focar naquilo que quer, e não no que não quer. Por exemplo, quando você pensa em um problema, você já logo pensa em uma situação atual que você não gosta. Você pensa em algo que não deseja.


Dica: tente focar seus pensamentos em possíveis soluções para o seu problema, ao invés de gastar seu tempo “curtindo “ o problema e falando sobre ele.

2) Quando souber de um problema alheio, evite a curiosidade. Quando perguntamos "por que?" fazemos com que a pessoa volte no momento em que a situação aconteceu e busque detalhes para explicar a questão. Dessa forma estamos ajudando a pessoa a “curtir” o problema e não a encontrar uma resposta para ele. 

Dica: evite o "por que?" e tente estimular soluções para o problema.

3) Continuar fazendo a mesma coisa não vai ajudá-lo a resolver o problema. Albert Einstein observou que não se resolve um problema com o mesmo tipo de pensamento que criou o problema. Uma nova maneira de pensar é necessária para encontrar diferentes soluções.

Dica: tente pensar em outras pessoas que tiveram o mesmo problema que você e o que elas fizeram para resolvê-los. Tais ações poderiam ajuda-lo a resolver o seu problema? Avalie os prós e contras e tome as atitudes para mudar a frequência de pensamentos com foco na solução.

Quando estamos em uma vibe positiva, novas oportunidades se abrem e conseguimos visualizar as soluções em nossa vida. Um problema nada mais é do que a diferença entre seu estado desejado (como quer estar) e seu estado atual (como você está). A solução é atravessar este espaço identificando as formas para solucionar a questão. Se você mantiver uma mente positiva, esse processo será mais rápido e você abrirá espaço para focar no que realmente pode te trazer crescimento e novos resultados.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Marcela Harrisberger

Marcela Harrisberger

Life Coach

Life Coach credenciada pela SLAC, é formada em Jornalismo e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FAAP e em Psicopedagogia. Possui vasta experiência como gestora de equipes e atualmente presta consultoria em desenvolvimento profissional. Realizou diversos cursos no exterior, entre eles treinamentos específicos para equipes pedagógicas na África do Sul na Inglaterra.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.