Você já foi chamado para receber um feedback do seu superior? Qual foi a sensação? Certamente não foi a das melhores, principalmente se você teve que aguardar por algum tempo antes deste encontro, acredito que você tenha ficado com muita angustia e somente pensamentos negativos passaram por sua cabeça. Caso isso ainda não tenha acontecido, vamos supor que hoje seja sexta-feira no final do expediente, e você já esteja de saída, de repente recebe um e-mail dizendo que na segunda-feira, logo pela manhã, seu chefe quer ter uma reunião contigo para te dar um feedback. Neste caso como será seu fim de semana?

Isso normalmente acontece porque muitas pessoas não sabem como aplicar um feedback, utilizando esta ferramenta tão importante apenas para criticar o liderado, ou as vezes sendo até ofensivo com o mesmo. Neste caso apontam apenas os erros e na grande maioria das vezes personalizam o assunto, fazendo com que não seja corrigido o problema, além de desmotivar o liderado.

Neste caso não é um feedback, e sim um feedferro, que é totalmente contraindicado para qualquer ambiente corporativo ou de convívio humano, pois pode deixar sequelas profundas com repercussões gravíssimas.
Mas você pode aplicar um feedback utilizando um método simples e prático, o qual certamente irá ser agradável para ambas as partes e muito produtivo também. Este tem que ser aplicado próximo ao fato ocorrido e em particular. Antes de entrar no método propriamente dito você tem que ter em mente dois conceitos básicos: em primeiro lugar dê um feedback que você gostaria de estar recebendo, ou seja, não trate o outro como você não gostaria de ser tratado; e em segundo lugar vou dar alguns passos para um feedback bem estruturado, que se resume em três partes que bom, que pena e que tal, ou seja comece elogiando, fale o que faltou e depois sugira as melhoras.

Para um feedback adequado, temos:

Convite Amigável - neste convite é importante que o liderado não se sinta coagido, indo para uma conversa com poucas restrições a reunião e a você.

Foco no liderado - Saber em detalhes o objeto do feedback, neste caso você terá que fazer uma preparação adequada, nesta fase faz a linha do tempo sobre o liderado (desempenho), colher informações pessoais porque no início da conversa é fundamental ter um quebra gelo onde ao chegar você comece conversando de assuntos neutros com o liderado para que este fique mais a vontade.

Pontos positivos - Agora você fala dos pontos fortes ao liderado, onde ele ajuda a equipe e principalmente a empresa, mostra o quanto este é importante.

Apontar os fatos - Nesta parte você descreve os fatos que foram de relevância para esta reunião, mas nunca torne pessoal, sempre mantenha o foco no que aconteceu deixando tudo de forma bem clara e tomando ciência de que o liderado esteja entendendo. Logo após você ouve o liderado sem interrompê-lo.

Melhorias - Então você pede ao liderado sugestões de melhoria a serem feitas, bem como você discute com ele possíveis mudanças e juntos poderão elaborar um plano de ação. Após isso se coloque a disposição para ajudá-lo caso tenha alguma dificuldade no processo.

Com estes cinco passos você aplicará um feedback com resultado extraordinário, sendo seu efeito positivo, aumentado a produtividade e a auto estima do liderado porque este verá sua valorização.
O feedback pode ser positivo ou negativo, porem só o feedback positivo é aplicado em público. Aplique bem o feedback, desta forma sua performance e imagem como líder e pessoa também serão valorizadas. Então eu pergunto: você prefere aplicar um feedferro ou um feedback?



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