Erros cometidos por empresas familiares

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. Zig Ziglar

Os erros cometidos por empresas familiares geralmente são quase sempre os mesmos em variadas cidades, estados e até países. Irei enumerar alguns equívocos clássicos na administração de empresas familiares, quais suas consequências e como evitá-los. Mas, antes de iniciarmos é necessário que saibamos que o mais importante é a motivação que nos impulsiona ao dia seguinte. Devemos nos conhecer como pessoas, como família, e como profissionais.

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Zig Ziglar

- Tratar a empresa como a sua casa – este é clássico e comumente visto nas empresas familiares. Se estou no meu estabelecimento de trabalho eu devo ser, agir e pensar como profissional e assim lidar com os demais, quer sejam parentes ou não. Se tive uma discussão com meu pai e ele trabalha comigo, eu não posso ignorá-lo e evitá-lo no local de trabalho, devo ser profissional. Nunca devo permitir-me fugir deste padrão e exaltar-me perante clientes e demais funcionários por motivo algum principalmente pela motivação de ser com um parente. Assuntos pessoais resolvem-se em casa, no serviço eu resolvo assuntos pertinentes à empresa.

- Não realizar um planejamento de negócios - é necessário conhecer e atualizar-se sempre com relação ao mercado. As grandes empresas que começaram como pequenos negócios familiares ampliaram seus horizontes de mercado em algum momento de sua história e se aperceberam da importância de planejar cada detalhe, seja no avanço ou não em direção a novos segmentos, públicos, setores, etc.

- Remover ou modificar completamente essência da empresa - é de extrema importância engajar os herdeiros o quanto antes não somente dentro da empresa no âmbito físico, mas é mais importante situar a empresa dentro das gerações posteriores. Faz-se necessário repassar a estas os valores e a missão da empresa e modelo de administração pode ser alterado mas a forma de gerir o negócio se bem sucedido deve ser modernizado, aperfeiçoado, mas não removido e alterado completamente. Identidade é fundamental.

- Limitações para o crescimento do negócio - antes de mais nada estamos falando e pensando numa empresa familiar, então tudo, querendo ou não, começa em casa. Por mais que digamos que não esta empresa sofre os reflexos da família que a administra e sua cultura, suas influências, crenças, valores. Por mais eficiente que seja a empresa, dificilmente ela crescerá mais do que a família. Por isso, muito cuidado para não comprometer o negócio por transformá-lo em um cabide de empregos. A empresa é um negócio e não uma reunião familiar diária.

Vale salientar e relembrar que a empresa é uma empresa e não uma sala de casa disposta de forma a agrupar e acomodar os parentes em uma reunião familiar. Todos os profissionais inseridos no negócio devem estar aptos para o desempenho das funções propostas para estes. É necessário ter ou obter as competências para o cargo destinado ao ente da família.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

Daniel Cavalcanti

Daniel Cavalcanti

Administrador de Empresas CRA 03022-16, Gestor de Marketing, Teólogo, Life Coaching e Analista de perfil comportamental. CEO Fjorten Coaching & Consulting. fjorten.com.br e marketingpravc.com.br.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.