O medo como fator de impedimento

a presença de um animal perigoso, um lugar inseguro ou uma pessoa que pode nos fazer mal, inevitavelmente, o nosso corpo reage, nos alertando que algo de ruim pode acontecer. Automaticamente, o cérebro tenta encontrar uma saída para combater o que pode ser maléfico e manter a nossa segurança. Perante o medo o ser humano, reage de duas formas:: através da fuga, fugindo das situaçōes causadores do

Em algum momento da sua vida o medo já se tornou um fator de impedimento? Esse sentimento é essencial para nós, pois se trata de uma defesa do nosso organismo perante as situações de risco.Na presença de um animal perigoso, um lugar inseguro ou uma pessoa que pode nos fazer mal, inevitavelmente, o nosso corpo reage, nos alertando que algo de ruim pode acontecer. Automaticamente, o cérebro tenta encontrar uma saída para combater o que pode ser maléfico e manter a nossa segurança.

Perante o medo, o ser humano reage de duas formas: através da fuga, fugindo das situações causadores do medo, ou de forma agressiva, utilizando-se da agressividade para se defender.O medo é algo natural, especialmente quando nos deparamos com uma situação inesperada ou desconhecida. Entretanto, quando nos paralisa, impedindo a realização dos nossos desejos ou de efetuarmos mudanças necessárias, é aconselhável a procura de uma ajuda profissional especializada para superar as “travas”. Por exemplo, você quer mudar de emprego, mas tem medo de ir para outro lugar e tudo dar errado. Não há como prever todas as possibilidades, mas se você não for, poderá seguir infeliz por muito tempo, apenas por não ter enfrentado o medo do desconhecido. Há ainda pessoas que temem o sucesso, receiam conseguir o que sempre quiseram e o medo impede de seguir com seus sonhos.

Em excesso, quando está relacionado a algum objeto ou situação específica, o medo é chamado de fobia. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, os medos irracionais atingem atualmente cerca de 400 milhões de pessoas no mundo.
Geralmente, a pessoa não possui coragem suficiente para superar o que a amedronta e passa a ser acometida pelo medo desde a infância ou adolescência. Em alguns casos há a justificativa de que "Sou assim mesmo e não irei mudar". Essa expressão, no entanto, é apenas uma crença que impede de tornar realidade o desejo de superação. Se você passa por dificuldades ao lidar com seus medos, é hora de buscar ajuda para enfrentá-los e dar um passo além na busca pela sua felicidade. Procure um especialista de sua confiança e seja feliz.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Katie Borteze

Katie Borteze

Life Coach

Graduada em Psicologia UNISUL SC. Pós-grad. Gestão Empresarial Souza Marques RJ. Pós-grad. Psicodrama Pontifícia Universidade Católica PUC SP. Pós-grad. Psicodrama Didata SOPSP-FEBRAP. Pós-grad. Neuropsicologia ALBERT EINSTEIN. PCC Professional Coach e PDC Professional DiSC SLAC . Livros: "A Inclusão do Psicodrama na SOPSP" - "As Dores e as Superações Reveladas nas Mídias Sociais"

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.