O que você dever priorizar em sua transição de carreira?

Aptidão física, realização pessoal e alinhamento espiritual garantem qualidade de vida.

Estar mais disposto e entusiasmado para enfrentar os desafios que são apresentados diariamente muda a nossa atitude quando estamos em casa desempregados ou mesmo no trabalho.

Recentemente li uma reportagem sobre 15 atividades que a maioria das pessoas super-produtivas se submetem regularmente. Não foi surpresa identificar que elas levantam mais cedo (a maioria às 5 horas da manhã) para: meditar, fazer uma devocional e praticar uma atividade física. As 7 horas da manhã tomam um reforçado café e saem para o dia de trabalho.

Nos jornais nos deparamos com noticias frequentes sobre a elevação da taxa de desemprego, que de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), tem crescido trimestralmente. Qual é a sua reação perante a informação do gráfico que nos informa que estamos a beira dos 11% de desempregados (mar/16)?

Para nos ajudar a passar por este período em que precisamos ser otimistas, relato minhas experiências e resultados baseados numa metodologia que aprendi na prática da minha vida cristã e no livro “A Semente da Vitória” do autor Nuno Cobra.

O primeiro passo para mudar um hábito, normalmente é o mais negligenciado de todos: o sono. Algumas pessoas chegam a afirmar que devemos deixar para dormir quando morrermos... na verdade, não dormir suficiente, pode antecipar esta “profecia”. Então vamos refletir um pouco sobre essa primeira atitude.

Sono
"... decisivo na manutenção e elevação de seu nível de saúde...”
O sono é vital para a restauração do organismo bem como o seu papel na atividade metabólica do corpo. No contexto da sociedade em que vivemos, o sono passou a ser um entrave à produtividade, ou seja um sinônimo de perda de tempo.

Nuno Cobra defende que se vá para a cama o mais cedo possível, em torno das dez horas da noite, e se durma em torno de seis a oito horas por dia. A quantidade de sono depende de cada organismo, contudo existem exames que podem auxiliá-lo a identificar a sua necessidade, procure o seu médico.

É um desafio que parece gigantesco para muitas pessoas, mas os benefícios aparecem. Quando se dorme melhor, acordamos mais cedo e mais bem dispostos. O sono tem um papel revigorante e chega a curar doenças. Por outro lado, há pessoas que momentaneamente não têm condições de ir para a cama nesse horário, como estudantes de cursos noturnos, cujas aulas terminam por volta desse mesmo horário (dez da noite). Lembre-se que estudar à noite, não será para sempre, e assim que terminar seu curso, você não terá mais desculpas para não dormir cedo.

Estamos sempre pensando no bom senso, então, não quer dizer que você não pode nunca dormir tarde, mas se isso acontecer que seja algo fora da sua rotina.

Alimentação
"Rompendo velhos hábitos para ganhar nova vida"

Os benefícios de uma alimentação saudável incluem a mudança de hábitos, tais como: dar atenção ao processo digestivo, cheirar os alimentos, comer prestando atenção na própria refeição, beber bastante água, ter um café da manhã rico e variado, um almoço leve e sem muitos molhos e temperos, e um jantar mais leve ainda. Detalhe, tudo isso sem a presença do celular. Além dele atrapalhar a sua concentração na comida e nas pessoas que estão contigo, o celular é comprovadamente um item repleto de sujeira contaminante. Se você tem dúvida sobre isso pesquise na internet sobre o assunto "meu celular é sujo?"

Uma dica interessante que encontrei foi a de beber os líquidos sempre na temperatura ambiente, pois água gelada agride o organismo, que trabalha de forma extra para manter sua temperatura em equilíbrio. O consumo de água deve ser constante ao longo do dia, e diminuído à noite, para evitar que você vá muitas vezes ao banheiro durante a madrugada. Essa dica tem lógica, uma vez que o fato de acordar para ir ao banheiro durante a madrugada, piora a qualidade do sono.

Eu acredito por experiencia própria que comer de tudo, nem de mais nem de menos, é a chave para ingerir todos os nutrientes necessários sem precisar de complementos vitamínicos. Comer 3 frutas diferentes por dia garantem a sua necessidade básica de vitaminas. Ingerir nozes e castanhas sempre moderadamente, suprem sua necessidade de ômega 3 e 6. Lembrando sempre a falta de alimentação adequada pode causar deformação do crescimento, modificação da pele, alterações imunológicas, neurológicas e de conduta.

A propósito, aos radicais contra ingestão de gordura, aqui vai uma informação relevante: segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação da ingestão total de gordura é de 15 a 30% da ingestão diária, sendo que menos de 10% provenientes de gordura saturada (carnes, laticínios integrais, manteiga e etc.), 10% ou mais de gorduras monoinsaturadas, (azeite de oliva, óleo de canola, peixes, castanhas), e 6 a 10% de gorduras poli-insaturadas (óleos de milho, soja e girassol).

Meditação
Parte mental, emocional e espiritual

Com uma saúde equilibrada, é possível desenvolver mais rapidamente seu lado emocional e espiritual. Devemos ainda desenvolver questões relacionadas à motivação. É preciso ter coragem, fé e otimismo em relação ao futuro, e acreditar que é possível vencer desafios e conquistar metas e sonhos.

Também pela minha experiencia, melhorar nossa parte mental e espiritual só acontece se decidirmos investir tempo em leitura, estudos, meditação e intercessão por pessoas. Este último diminui nosso egoísmo e permite nos realizarmos como seres humanos relacionais. Servir é muito melhor do que ser servido, veja na Bíblia no livro de Marcos capítulo 10 versículo 45.

Conhecer-se de forma honesta é imprescindível para equilibrar seu entendimento da vida e das pessoas que o cercam. Levar a vida alinhada com princípios e valores morais e éticos permite uma vida menos tribulada e mais assertiva. Busque ser coerente com seus valores e princípios, a liberdade que você encontrará fazendo isso é indescritível.

Exercício Físico
“A necessidade vital de movimento”

Como o próprio título sugere, esse é o espaço dedicado à atividade física, sobretudo ao trabalho cardiovascular. Isso porque o que mais prejudica o coração é a falta de movimento. A ausência de movimento dificulta a circulação sanguínea, o que faz com que o coração trabalhe com esforço adicional.

Os benefícios do movimento para o ser humano potencializam a vida das pessoas em todos os aspectos, tornando-as, inclusive, menos depressivas. Gostaria de esclarecer que não estou pregando que devemos ser um atleta extremamente competitivo. Correr, pedalar e nadar são ótimas maneiras de entrar em forma física, e também trazem diversos benefícios para todo o corpo:

Melhora a saúde:

Pesquisas confirmam aumento nos seus níveis de colesterol bom (HDL), além de ajudar a aumentar a função pulmonar. A corrida, pedal e natação também podem impulsionar o sistema imunológico e reduzir o risco de desenvolver coágulos de sangue.

Previne Doenças

Para as mulheres, a corrida pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Muitos médicos hoje recomendam caminhar e correr, para as pessoas que estão nos estágios iniciais de diabetes, pressão alta e osteoporose. Ainda, ao ajudar as artérias a manter a sua elasticidade e fortalecer o coração, suas chances de sofrer um ataque cardíaco pode ser reduzido significativamente.

Perda de Peso

Correr e pedalar são as melhores formas de exercício para perder ou manter o peso adequado. O exercício é ótimo para queimar calorias extras.

Aumenta a Autoestima

Nem todos os benefícios são físicos. Exercitar-se pode proporcionar um impulso notável a sua confiança e autoestima. Ao definir e atingir metas, você pode ajudar a dar-se uma maior sensação de poder e realização.

Alivia o Stress

O estresse pode realmente causar uma série de problemas de saúde e humor. Ele também pode diminuir o apetite e a qualidade do sono. Quando você se exercita, você força seu corpo a exercer o excesso de energia e hormônios e também ajuda a reduzir suas chances de desenvolver dores de cabeça tensionais.

Diminui a Depressão

Quando você está deprimido, a última coisa que você provavelmente quer fazer é se levantar e ir para uma atividade. No entanto, depois de apenas alguns minutos de corrida ou pedal, o seu cérebro vai começar a secretar hormônios (endorfina) que melhoram seu humor naturalmente, trazendo uma sensação de prazer.

Para quem está parado ou nunca fez exercícios, o movimento deve ser adquirido de forma gradual: começa com passeios, depois com caminhadas, e só então pode-se passar para as corridas e pedaladas. Tudo realizado com os necessários intervalos para descanso. A musculação deve ser realizada quando precedida do trabalho cardiovascular.

Conclusão
A minha mensagem final de motivação para as pessoas é acreditarem que podem modificar o curso de suas vidas a partir de mudanças de hábitos. Viver no “presente”, não se lamentando por coisas que ocorreram no passado, nem criando muitas expectativas em relação ao futuro.

Se você vive cansado, se alimenta mal, dorme pouco (ou mal), e vê sua saúde declinar, espero que a publicação tenha sido útil. Coloque as dicas e orientações em prática para melhorar seu nível de saúde.

E finalizando, a mudança deve começar por “pequenos gestos”. Essa é a regra basilar para qualquer mudança de hábito. Conquiste pequenas vitórias e vá crescendo com o passar do tempo. Um dia você chegará ao cume da montanha!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Fernando Teuber

Fernando Teuber

Life Coach

# Tenho 22 anos experiência profissional em empresas familiares e multinacionais proporcionando vivência em ambientes multiculturais inclusive em projetos internacionais; # Durante 15 anos gerenciei resultados e pessoas, implantei controles e processos, cultura de resultado, modelagem financeira e estratégica, planos de negócios e mitigação de riscos e coordenei reestruturações;

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.