Dilma precisa de coaching, diz especialista


Sulivan França sugere que crise no Brasil tem exemplo de falha de estratégia para líder de empresa jamais seguir

O Brasil está diante de uma crise econômica prevista por vários especialistas há um bom tempo. O governo da presidente Dilma Rousseff sustentou por longos meses, desde antes de sua reeleição, que a dificuldade do país era consequência de uma crise internacional. 


Ficou muito difícil, porém, continuar sustentando essa teoria com as altas nos índices de desemprego e na inflação. O país está em franca desaceleração econômica, enquanto outros países afetados pela crise mundial de 2008 já se recuperam, casos dos Estados Unidos e Reino Unido, principalmente. A presidente Dilma reconheceu a crise nas últimas semanas, embora o Governo insista em atribuir a causa aos problemas externos.
 
Para o especialista em comportamento, Sulivan França, fundador da Sociedade Latino Americana de Coaching no Brasil, são exemplos de estratégias equivocadas de um líder negar que o problema exista, transferir a culpa a terceiros e abandonar o bom senso, entre outras atitudes. 

“É preciso imaginar o Brasil como uma empresa gigantesca. Temos muitos diretores, gestores e uma presidente. O comportamento da presidente determina a dimensão que uma crise vai tomar para além dos problemas administrativos”, comenta França. “Um bom líder não vai necessariamente isentar sua gestão dos tempos difíceis, mas vai saber lidar com a situação da melhor maneira possível e sempre buscando minimizar as consequências. Não foi o que aconteceu no Brasil”, ressalta.

De acordo com o especialista, a falha da presidente é, principalmente, comportamental. França afirma que faltou uma atitude autêntica de líder baseada no entendimento de que uma boa gestão passa por antecipar ações e posições diante de um problema. “Um líder deve tratar crise como crise desde o início. Crise empurrada com a barriga vira catástrofe”, pontua.
“Procrastinar um posicionamento coerente é o maior dos equívocos. Não reconhecer que o problema existe é uma péssima estratégia para um líder. E comportamento de líder é estratégico: se vai mal, nada vai bem. A falta de atitude de Dilma no momento certo é um exemplo do que um líder não deve fazer. A presidente precisa urgentemente de coaching”, sugere França.



Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa. 

Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.