Um estudo divulgado pelo Centro Americano de Controle de Doenças (Center for Disease Control and Prevention-CDC) identificou que o estilo de vida que se leva é responsável por várias doenças, desde pneumonias e gripes (23%), AVC-Acidente Vascular Cerebral (50%) até suicídios (60%) e outros desagradáveis problemas de saúde. Dessa forma, a importância de se organizar torna-se fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, com bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, quando nos organizamos, otimizamos recursos como nosso tempo, um dos mais valiosos e escassos ultimamente. Já percebeu que, quando você está com sua vida e horários organizados, parece que tudo começa a fluir melhor? A vida parece estar “mais leve”? Isso é resultado da organização, que ainda ajuda a diminuir o estresse, ter uma vida mais tranquila e com menos preocupações desnecessárias.

Mas de onde vem a característica de organização e como aprendê-la? Segundo a psicoterapeuta e consultora educacional americana, Marcella Moran, o processo do ensino da organização nas crianças é necessário devido ao lobo frontal (parte do cérebro responsável pela organização e planejamento) estar em desenvolvimento. Diante disso, vimos que desde nossa infância temos a possibilidade de acionar ou não, com mais ou menos frequência, nosso cérebro para que sejamos pessoas organizadas.

Logo, a organização se dá por um processo de desenvolvimento e, principalmente, da mudança de hábitos a partir da conscientização dos benefícios de se ter uma vida organizada. Então, se uma pessoa se considera desorganizada, pode se transformar a partir da vontade e de ações que a possibilite criar comportamentos de uma pessoa organizada.

E para entender a influencia disso, pode-se dizer que o ato de se organizar te ajuda a aproximar-se dos seus sonhos e objetivos, pois quando apenas “existimos”, vamos levando uma vida que o dia a dia nos dá e temos a sensação de que não temos tempo, que a vida é corrida e que os nossos sonhos são apenas idealismos. Uma vida organizada pode te ajudar a ter mais tempo, calma e paz. Assim, estaremos controlando nossa própria vida e, por fim, elaborando e alcançando nossas metas e objetivos.

Mas qual os prejuízos de se manter uma vida desorganizada? O problema é que a falta de organização traz consequências desagradáveis para as pessoas, como estresse, desânimo, confusão, não aproveitamento de oportunidades e desmotivação.

Quando esperamos um objetivo acontecer e percebemos que nossas ações não caminham para tal, começamos a acreditar que nossos sonhos não vão acontecer na realidade. Logo, nos contentamos com o que temos ou “aceitamos a vida do jeito que ela é”, gerando assim um sentimento de frustração com pensamentos do tipo: “eu queria tanto realizar, mas a vida não me dá oportunidades”. E o problema é que essa frustração começa a se espalhar para suas atividades cotidianas, tornando-o uma pessoa desmotivada, estressada e com dificuldade em desenvolver tarefas simples que saiam de sua rotina.

Mas nem tudo está perdido. A boa noticia é que, para ser uma pessoa organizada, basta ter conscientização do seu momento atual, saber as oportunidades que uma nova vida organizada pode trazer, querer mudar e utilizar ferramentas que vão te apoiar nessa jornada. Abaixo algumas sugestões de como realizar essa transformação na sua vida:

1 – Tenha uma organização diária, uma agenda de tarefas definida no dia anterior e que será cumprida no próximo dia.

2 – Visualize a si mesmo realizando as atividades do dia seguinte. Isso te ajudará a ter foco e saber onde deve estar em cada horário do dia.

3 – Como definir o que será feito amanhã e durante a semana? Liste todas as atividades que têm de ser feitas e crie uma planilha semanal, onde conseguirá visualizar suas 168 horas semanais e dividi-las mais facilmente.

4 – Aprenda a dizer NÃO. Não apenas para as pessoas, mas para tudo que pode te atrapalhar durante uma atividade que necessite ser cumprida.

5 – Estabeleça a ordem de prioridade entre as tarefas e defina o que fará em cada hora do dia seguinte e da semana.

6 – O planejado deverá ser o executado, tenha disciplina.

7 - Crie mecanismos de controle para saber se a metodologia/ferramenta que está utilizando está sendo adequada para você. Se não estiver, troque-a imediatamente, antes que se convença de que “organização” não é para você.

8 - A partir disso, crie recompensas que vão reforçar a execução das suas atividades e principalmente sua mudança de hábitos.

9 – Peça ajuda às pessoas a sua volta para conseguir cumprir suas tarefas. Todos podem ajudar de alguma forma.

10 – Mantenha uma automotivação diária. Tenha sempre fixo na sua consciência o porquê (o real motivo) de estar se dedicando a cada atividade, de estar adquirindo novos hábitos de organização que vão nortear positivamente suas ações.



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