Cuidados no Coaching

A Sociedade Latino Americana de Coaching realizou de junho a novembro de 2012 um estudo pioneiro no Brasil. Durante esses 6 meses, a entidade pesquisou a estrutura dos cursos de Coaching no país. Foram levados em consideração os seguintes critérios: profissionais, instituições, certificações, além de credenciais e reconhecimentos internacionais.

A inédita iniciativa teve como objetivo verificar a qualidade do que vem sendo oferecido na área, haja vista as inúmeras reclamações contra instituições, profissionais e cursos de coaching.

Para você que procura um curso de formação em coaching, a Sociedade Latino Americana de Coaching disponibiliza abaixo um guia com algumas informações relevantes sobre este universo. O material é fruto dessa pesquisa pioneira e serve como diretriz para que você possa tomar alguns cuidados na hora de escolher um serviço relacionado a Coaching.

Nossa pesquisa foi destaque na Rede Globo, confira:



Quando buscar uma entidade, verifique se ela possui:

  • Treinamento de Leader Coach;
  • MBA em Coaching;
  • Cursos de Life Coach;
  • Cursos de Executive Coach;
  • Cursos de Formação em Coaching;
  • Cursos de Team Coaching;
  • Pós-graduação em Coaching;
  • Entre outros serviços.

Reiteramos que o objetivo deste estudo é transmitir a pessoas como você, interessadas em Coaching, o máximo possível de informações para lhe auxiliar nesta importante escolha. Opte por uma organização que lhe passe credibilidade, segurança e a garantia de uma formação que seja, acima de tudo, verdadeiramente reconhecida internacionalmente, com qualidade pedagógica e aplicabilidade reais.

Tome alguns CUIDADOS com informações falsas:

Algumas instituições usam universidades famosas para balizar seus cursos. Isto é uma farsa, outras utilizam universidades americanas para que sirvam de referência e, assim, possam ganhar credibilidade para seus treinamentos motivacionais. Não existem metodologias de coaching patenteadas, isto é uma farsa, exija qualidade e verifique se seu certificado é verdadeiramente reconhecido internacionalmente. Numerosas cargas horárias de treinamento, contando até hora de almoço, faça as contas.

CUIDADOS com a falsa infraestrutura:

Algumas afirmam ser CENTROS de Coaching, mas funcionam em salas comerciais e não possuem ao menos uma sala de treinamento e ou atendimento; Outras afirmam ter numeroso quadro de funcionários com o intuito de lhe enganar, transmitindo um falsa estrutura; Outras divulgam telefones em diversas capitais brasileiras, a central de atendimento fica em um único lugar (no interior do Brasil); Algumas afirmam possuir um centro de pesquisa em coaching e produtos.

CUIDADOS com alguns instrutores de coaching:

Algumas instituições licenciam seus alunos para ministrarem os cursos de primeiro nível. Ao contratar estes cursos, você vai se deparar com profissionais sem nenhuma ou pouca experiência prática em coaching; Alguns são bons palestrantes e com certeza vão lhe estimular com muita música e dança. Lembramos que isso não é coaching; Conteúdo não se transmite apenas com palavras motivacionais, mas com muito trabalho, acompanhamento e monitoramento do aluno em sala; Outros afirmam ter números, como 5 mil horas, 7 mil horas ou até 12 mil horas de coaching. Você já parou para fazer a conta de quanto tempo é preciso para chegar a estes números?

CUIDADOS com sua integridade física:

Hoje é possível encontrar algumas empresas de coaching que colocam à disposição de seus alunos (formandos) dinâmicas absurdas, como: quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhada sob cacos de vidro, entre outras. A Sociedade Latino Americana de Coaching lembra que não possui discriminação alguma com estas dinâmicas, mas também tem o dever de informar que isso não é COACHING em nenhum lugar do mundo. Nestes casos, a coisa é ainda mais grave. Existem relatos de pessoas que, ao final do treinamento, tiveram algum tipo de dano físico, como: torção na mão, pés cortados e pescoço machucado.

CUIDADOS com a estrutura do curso:

Alguns treinamentos parecem verdadeiros cultos; Outros os alunos recebem informação e são monitorados por ex-alunos, com pouca ou nenhuma experiência; Em algumas instituições, você não tem direito de perguntar ou tirar dúvidas; Você não tem demonstrações práticas de coaching; Salas completamente cheias; Nenhum acesso ao treinador; Ambiente estrategicamente manipulado para coibir suas possíveis perguntas; Ambiente estrategicamente montado para manipular você para a compra de outros produtos; Alguns cursos ensinam consultoria em diversas áreas, como: Recursos Humanos, Financeiro, Imagem, Vendas, Liderança e Gestão de Pessoas e chamam tudo isso de coaching.Informações errôneas sobre sistemas avançados de ensino a distância.

CUIDADOS com as certificações:

Algumas empresas criam instituições para credenciar seus cursos; Outras afirmam que seu reconhecimento é internacional, mas este reconhecimento não existe; Informam ao público que são pioneiros em coaching no Brasil. Mais uma farsa; Emitem certificados sem nenhum valor internacional; Dizem que sua certificação é única, pois seu método é patenteado. Ou seja, outra farsa.

Estas dicas devem ser observadas por você, consumidor, que procura uma instituição para fazer a sua formação em coaching. Se perceber que está sendo lesado, reclame e faça valer o seu direito.

Outros CUIDADOS que você deve tomar:

Você conhece algum curso de Ciências Humanas a distância? Coaching não é psicologia, mas trabalha o desenvolvimento de pessoas e é um equivoco imaginar que se pode ensinar coaching a distância;

Caso tenha dúvida sobre o tema acima, procure um curso de Psicologia a distância. Até o momento, não existe;

  • Visite estas instituições antes de fechar qualquer contrato ou contratar um curso de coaching;
  • Certifique-se que a instituição possui (verdadeiramente) um centro de desenvolvimento em coaching;
  • Cuidado com faculdades desconhecidas que afirmam possuir nota máxima no MEC;
  • Cuidado com metodologias milagrosas;
  • Cuidado com reconhecimentos internacionais que não existem;
  • Verifique as notas atribuídas aos MBAS ou PÓS-GRADUAÇÕES em Coaching;
  • Verifique se o nome do treinador está verdadeiramente credenciado a algum órgão internacional de coaching;
  • Verifique se o nome da instituição também está credenciado a algum órgão internacional de coaching;
  • Verifique quais são as empresas que estes profissionais já realizaram trabalhos;
  • Verifique quais são as empresas/clientes destas instituições;

Por fim, se encontrar respostas a estes questionamentos, estará no lugar certo.

O estudo realizado durante 6 meses, o material coletado e as informações anteriores não têm caráter comercial, mas educacional. Assim, juntos conseguiremos orientar e apoiar o público que procura um serviço de coaching no Brasil.

Clique aqui para baixar o conteúdo



Compartilhe

Coaching

VER MAIS

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos