Essa é uma máxima que muitos de nós com certeza já vivenciamos nas sessões de coaching. Quando definimos os planos de ação nos deparamos com coachees empenhados a fazer uma devolutiva impecável, porém a vida no dia a dia tem seus percalços e imprevistos acontecem.

Às vezes nos deparamos com situações das quais o cliente acha que não trouxe nada do que foi proposto, porque não apresentou o copo cheio. Nesse momento o Coach precisa ter escuta ativa, habilidade de interpretar aquilo que o coachee não consegue enxergar.

A forma com que enxergamos as situações é que define o desfecho da vida. O que fazemos para chegar ao nosso objetivo e a forma com que fazemos é que mostra o quanto estamos empenhados.
É importante mostrar ao coachee o quanto ele realizou e que o desafio foi benéfico para o seu crescimento.

Mesmo nos assegurando de que iremos transpor barreiras e impeditivos para realizar tais tarefas e chegar na meta o meio do caminho pode não ser tão lindo como pinta o artista, porém o mais importante dentro de um plano de ação é AGIR e não reagir.

Agir não significa que iremos contemplar uma grande guerra e seremos grandes vencedores dessa batalha, significa que apesar de todos os imprevistos fomos capazes de não perder o foco. Quando agimos está subentendido que fizemos uma opção, somos responsáveis e temos consciência da nossa decisão frente aquilo que foi proposto. Quando reagimos não temos consciência frente a nossa ação.

Vamos ao significado de foco: Foco é ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo não desvirtuando para outro caminho.

As distrações são forças internas e facilmente quebradas pelo força do seu objetivo, depende de você fazer suas escolhas. Os imprevistos acontecem por questões externas a nós das quais não temos 100% de poder para resolver, o que não significa perder o foco e não entregar absolutamente nada do que foi proposto em sessão. Precisamos utilizar nossa determinação e nos mantermos no caminho, realizar aquilo que depende inteiramente de nós e também saber a hora e para quem pedir auxílio.

É importante mostrar ao coachee o quanto ele realizou e que o desafio foi benéfico para o seu crescimento, cada gota de empenho é sempre um degrau a mais na busca do sucesso em direção a uma meta.
A forma com que encaramos os problemas precisa ficar cada dia mais leve, devemos entender tudo aquilo que depende de nós e o que não depende totalmente de nós. A visão de mundo nos torna mais livres e responsáveis para encarar diversos eventos da vida.

O coaching transforma diariamente a vida de quem o recebe, o copo vai se tornando cada vez mais cheio depois de cada conquista, não importa o tamanho que esse copo representa em nossas vidas e sim como o vemos. E seu copo, está meio cheio ou meio vazio?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.