Como você se sente com a sua carreira profissional?

Pesquisa recente apresenta que 64% dos profissionais de 30 anos não estão satisfeitos com suas carreiras. O baixo nível de autoconhecimento e a falta de gerenciamento de suas carreiras são os motivos principais.

Pouco tempo atrás, tomei conhecimento de uma pesquisa da Giacometti Comunicação em parceria com o Instituto Pesquiseria sobre a satisfação dos jovens adultos de 30 anos em relação à sua escolha profissional. Foi surpreendente saber que 64% dos entrevistados estavam insatisfeitos.


De acordo com a pesquisa, os motivos principais que explicam este resultado são o baixo nível de autoconhecimento e a falta de gerenciamento da própria carreira. Para a maioria destes jovens, parece que suas carreiras tem sido “levadas” e não propriamente guiadas.

Outro ponto levantado foi que 67% dos entrevistados expressam o desejo de serem empreendedores, porém não sabem o que querem empreender. Apenas 16% destes jovens estão satisfeitos com suas escolhas e sua estabilidade econômica. Vale ressaltar que a pesquisa abordou jovens de todas as classes sociais e os resultados foram muito semelhantes.

Tenho conversado muito com os meus clientes, jovens adultos, que estão em busca de sua vocação e carreira, sobre o fato de que o autoconhecimento é a chave para fazer a melhor escolha. É extremamente difícil ter um trabalho onde nos sintamos motivados e prontos para lidar com todos os desafios, riscos e frustrações - que todas as carreiras apresentam - sem sabermos o que nos dá ou não prazer. Neste sentido, a escolha profissional mal informada pode acarretar a sensação de um grande peso na vida diária.

Por outro lado, é muito comum encontramos jovens bem posicionados e muito bons no que fazem apesar de estarem não completamente satisfeitos, ou até infelizes, com suas carreiras. Como responder isso? Vale uma reflexão.

Passamos aproximadamente 1/3 do nosso tempo trabalhando. Pensar em dispender todo esse tempo fazendo o que não nos dá motivação é frustrante. E levar essa frustração durante toda uma vida é deixarmos a vida nos levar...Penso que sempre há tempo para mudarmos. É a nossa vida. Portanto, a escolha do que queremos fazer é extremamente importante. Viver é isso: buscar a realização dos nossos sonhos. Lembrando que nem sempre o caminho mais fácil é a melhor escolha.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Solange Ruggieri Peres

Solange Ruggieri Peres

Life Coach

Personal & Profissional Coach, certificada pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coach, Atuando no segmento de Saúde há 33 anos. Especializada em gerenciamento de projetos focados no desenvolvimento organizacional e estratégico. MBA de Gestão em Saúde FGV, MBA de Gestão para a Excelência, SENAISC/FNQ, Pós especialização em Gestão de Projetos. Coppead RJ. Contato - solangeruggieri@gmail.com

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.