Como escolher seu Coach

Fique atento! A formação é fundamental em uma profissão que está em crescimento, já que muitos profissionais, que nunca fizeram um curso em uma escola certificada e nem entendem o que significa, se dizem Coaches. Verifique a credibilidade e a seriedade da instituição, se ela está credenciada a algum órgão internacional de coaching e também se o Coach possui formações complementares na área de atuação que escolheu.

Fique atento a cursos online. O coaching trabalha o desenvolvimento de pessoas e é um equívoco imaginar que se pode ensinar coaching a distância. Cuidado com metodologias milagrosas, afinal não há nada de milagroso no coaching. Ele é feito de uma parceria que envolve muito comprometimento e trabalho duro.

O que fazer?
Converse de forma transparente com o profissional que você deseja contratar. Pergunte ao Coach quais são as suas experiências, em que ele ajudou as pessoas, para conhecer um pouco mais do seu trabalho. Pergunte tudo que gostaria de saber e não fique com nenhuma dúvida.

Perceba se você se sente confortável durante a sua conversa com o Coach. Mesmo que vocês estejam se falando por internet ou telefone, já que isso pode fazer toda diferença durante o programa de coaching. Estabelecer uma parceria com um profissional que nos agrada é essencial para ter bons resultados.

Se você tiver amigos ou conhecidos que já tenham se utilizado de programas de coaching, peça indicações e referências de Coaches profissionais. Além disso, busque o contato de clientes do seu Coach para conhecer os detalhes do trabalho dele. Dessa forma você poderá tomar sua decisão com mais segurança.

Muitos Coaches oferecem a primeira sessão gratuita para que você experimente o trabalho na prática. Essa oportunidade é válida para os dois lados. Assim, se você não se sentir seguro ou à vontade com a forma com que o Coach conduz a sessão, poderá ir em frente e procurar outro profissional sem ter custos.

Durante a sessão, o Coach deve:

Ouvir atentamente o cliente, sem pré-julgamento;
Não aconselhar ou opinar;
Não prometer resultados que não possam ser atingidos;
Desafiar o seu pensamento através das perguntas;
Manter o sigilo absoluto sobre tudo que acontece na sessão;
Apoiar seu cliente a sair da sessão com um plano de ação;
Agir com ética e profissionalismo.
Agora que você já entendeu do que realmente se trata o coaching e entendeu como escolher e avaliar o melhor profissional para você, quando fará a sua primeira sessão?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Kleber de Souza Pinto

Kleber de Souza Pinto

Leader Coach

MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações pela UFF, certificado no curso de Gestão de Pessoas pela FGV, Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo PMI, certificado no curso de Desenvolvimento de Equipe Comercial da Fundação Dom Cabral, certificado no curso EMPRETEC da ONU / SEBRAE. Saiba mais www.klebersouzacoach.com.br

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.