Comece a investir em pessoas hoje mesmo

Por incrível que pareça, em 2014, ainda temos que convencer um grande número de empresários sobre a importância de se investir em pessoas. Uma das principais reclamações que ouvimos é a seguinte: “Ah, mas ele recebe o treinamento e depois pede demissão!”.

Por incrível que pareça, em 2014, ainda temos que convencer um grande número de empresários sobre a importância de se investir em pessoas. Uma das principais reclamações que ouvimos é a seguinte: “Ah, mas ele recebe o treinamento e depois pede demissão!”.

O que os empreendedores precisam entender é que a informação é o bem mais valioso que existe, como diz com propriedade Waldez Luiz Ludwig. Se eu vendê-la (palestra, aula, livro, consultoria), recebo por isso, mas permaneço com os dados que eu “vendi”. O mesmo não ocorre com uma cadeira, por exemplo. Fico com o dinheiro, mas sem o produto.

Sentia, no entanto, que esse argumento não era suficiente. É por isso que fiquei feliz ao me deparar com um diálogo muito interessante, divulgado por uma consultoria norte-americana. Relatava uma conversa entre o diretor de finanças e o presidente de uma empresa. Diretor de finanças: “`Presidente, o que acontece se investirmos nas pessoas e elas nos deixarem?”. Presidente: “Meu caro, o que acontece se não investirmos e elas ficarem?”.

É preciso, sim, construir uma relação de confiança com os colaboradores. Quer ver uma questão curiosa? Há uma reclamação muito grande em torno do pessoal que nasceu depois de 1980 e que hoje está no mercado de trabalho, a chamada Geração Y. As preocupações giram em torno de que trata-se de uma safra inquieta, que quer crescer rápido e que não fica em lugar algum.

Penso que os empresários precisam se perguntar: o que posso fazer para conseguir manter comigo os talentos que têm esse perfil? Abordei essa situação numa entrevista que dei recentemente para a jornalista Kaki Farias, no programa Ponto a Ponto, da Rádio Som Maior. Para mim, o empreendedor deve criar condições para que o sonho dele seja o da equipe também.

A íntegra da entrevista está disponível no meu canal do YouTube, que pode ser acessado por meio do meu site: www.khaledsalama.com.br. Uma das formas de conquistar os colaboradores é investir em palestras e no processo de coaching. De nada adianta fazer campanhas maravilhosas para atrair e manter clientes, se nem o seu empregado, cliente interno, acredita no serviço ou no produto que vende. O investimento em pessoas precisar estar no DNA da empresa. É uma das chaves para o sucesso sustentável.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

KHALED SALAMA

KHALED SALAMA

Master Coach

Khaled Salama é jornalista, executivo, palestrante e coach. Escreve semanalmente sobre mundo corporativo para diversos veículos de comunicação. As palestras são nas áreas de atendimento ao cliente, trabalho em equipe, liderança e motivação. Para a trajetória completa e mais informações, acesse o site: www.khaledsalama.com.br.

+1
share

Comente

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.