?Um programa de treinamento aumentava a produtividade em 28%, mas o acr?scimo do acompanhamento de um coach, ao treinamento aumentava a produtividade em 88%?.
(Estudo do Baruch College com 31 gerentes)

Voc? j? pensou que em algum momento da sua vida, j? foi ou est? sendo o coach de algu?m?

A palavra coach vem dos esportes (em ingl?s significa ?t?cnico esportivo?) e ?, tamb?m, o termo antigo usado para carruagem. Este significado se aplica de certa forma, ao papel do coach porque ele ajuda algu?m a ?transportar? seu sonho para a realidade e a se ?transportar? de um determinado lugar para o outro, de um padr?o de compet?ncia para outro.

Segundo Ane Ara?jo, autora do livro ?Coach- um parceiro para o sucesso?, o ?coach ? um l?der, um l?der de bastidor, que n?o est? diante dos holofotes. Ele est? por tr?s, fazendo a equipe atingir o p?dio, ajudando a equipe a alcan?ar determinado resultado.
Ele consegue colocar limites e explicitar o seu prop?sito ? o de criar uma base de confian?a e responsabilidade para poder ajudar o cliente a crescer. O coach age para que ele elimine seus bloqueios e descubra por si mesmo o prazer de viver e de realizar seus sonhos?.

Uma diferen?a clara entre um coach e um chefe ? que este ?ltimo ? ?imposto?, via de regra, voc? n?o escolhe, enquanto que para exercer o papel de coach, ou de l?der-coach, ? necess?rio que haja a concord?ncia do ?coachee? ou cliente.

A constru??o de uma rela??o de abertura e confian?a, entre o coach e o cliente, ? a primeira etapa para o trabalho de coaching.

A partir da?, temos as demais etapas do trabalho de coaching, que s?o:

Constru??o da Vis?o ? A vis?o ? uma s?ntese simb?lica do prop?sito, d? significado e poder ? a??o. Molda o olhar (a percep??o) com entusiasmo e confian?a e tem um sentido de servi?o.

?Bagagem de M?o? ? Fazem parte da ?bagagem de m?o? nossos valores, atitudes, padr?es de comportamento, for?as e fraquezas, sucessos e fracassos. Medo e frustra??o tamb?m. Algumas coisas s?o mais permanentes e podem facilitar a vida. Outras s?o apegos, pesos in?teis na bagagem.

? a partir da vis?o de futuro que voc? determina o conte?do da sua ?bagagem de m?o? e n?o o inverso.

Plano de a??o ? O plano de a??o deve considerar a vis?o de futuro, resultados pretendidos, an?lise do gap (o que falta), a??es (estrat?gicas e t?ticas), compet?ncias em uso, pessoas envolvidas, prazos, agenda de acompanhamento (para facilitar o feedback e eventuais redirecionamentos)

Pode-se dizer tamb?m que nem todo l?der ? um coach, mas todo coach ? um l?der e o coach ?joga junto? com o coachee.

Nas organiza??es, o entendimento do papel do coach e do processo ? fundamental na obten??o de resultados e na moderniza??o da cultura. Podemos nos perguntar: ?O quanto desempenhamos bem este papel? Queremos que o outro seja o que quiser ser ou aquilo que n?o conseguimos ser? Deixamos que ele escolha livremente o seu caminho, oferecendo-lhe o suporte necess?rio, ainda que sua escolha frustre algumas de nossas expectativas?

Voc? provavelmente j? teve a experi?ncia de ir a um programa de treinamento e ficar entusiasmado com as novas maneiras de pensar e depois perceber que n?o conseguia lembrar quais eram elas. Um estudo de 1997 com 31 gerentes do setor p?blico realizado por pesquisadores do Baruch College constatou que s? um programa de treinamento aumentava a produtividade em 28%, mas o acr?scimo do acompanhamento de um coach, ao treinamento aumentava a produtividade em 88% (!), conforme demonstra o artigo ?A Neuroci?ncia da Lideran?a?, publicado pela HSM Management.

Segundo Jeffrey Schwartz, psiquiatra e pesquisador da faculdade de medicina da University of California em Los Angeles (UCLA) e David Rock co-criador do curr?culo de coaching gerencial da School of Continuing and Professional Studies, da NewYork University ,quando as pessoas resolvem um problema por si s?s, o c?rebro libera uma corrente de neurotransmissores como a adrenalina. Esse fen?meno fornece uma base cient?fica para algumas das pr?ticas do coaching de lideran?a. Em vez de dar aulas e fornecer solu??es, os coaches eficazes fazem perguntas pertinentes e d?o apoio a seus clientes para eles pr?prios descobrirem as solu??es.

Os cientistas cognitivos sabem h? uns 20 anos que o c?rebro ? capaz de mudan?as internas significativas em resposta a mudan?as ambientais, um achado surpreendente quando constatado pela primeira vez. Sabemos agora tamb?m que o c?rebro muda em fun??o de onde um indiv?duo concentra sua aten??o. O poder est? no foco. A aten??o reformula continuamente os padr?es do c?rebro. Entre as implica??es: as pessoas que praticam uma especialidade todos os dias literalmente pensam de modo diferente, por meio de conjuntos de conex?es distintos, das que n?o praticam a especialidade. Nos neg?cios, profissionais em fun??es diversas - finan?as, opera??es, jur?dico, pesquisa e desenvolvimento, marketing, design e recursos humanos - possuem diferen?as fisiol?gicas que os impedem de ver o mundo da mesma forma.

Embora todas as pessoas tenham algumas fun??es amplas em comum, na verdade cada uma possui uma arquitetura cerebral ?nica. Os c?rebros humanos s?o t?o complexos e individuais que ? quase in?til tentar imaginar como outra pessoa deveria reorganizar o seu pensamento. ? muito mais eficaz e eficiente ajudar os outros a chegar a suas pr?prias percep??es.

O poder verdadeiramente est? no foco e na aten??o necess?rios.

O coach tem o compromisso de levar o outro ao ?p?dio? e o seu foco ? em desempenho e autoestima.

Pelas raz?es expostas, as organiza??es est?o identificando a necessidade de preparar as suas lideran?as para atuar no papel de l?der-coach.

Timothy Wery nos traz uma ?tima defini??o do processo de coaching: ? coaching ? o processo que tem como objetivo liberar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance, ajud?-la a aprender em vez de ensin?-la?.

Por tudo que foi visto, podemos concluir que coach n?o ? cargo e sim comportamento.


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