Roselinde Torres, sócia do BCG - Boston Consulting Group, resume as características de um grande líder em três simples perguntas:

Para onde está olhando para antecipar a próxima mudança de seu modelo de negócio ou sua vida?
Qual a variedade da sua rede de suporte pessoal e profissional?
Você é corajoso o bastante para abandonar uma prática que o fez bem-sucedido no passado?

São perguntas amplas, que por se alinharem com os conceitos de liderança contemporânea de vários teóricos, servem como ponto de partida para a explanação das principais características de um grande líder. Na primeira parte deste artigo, falaremos mais sobre a primeira pergunta: "Para onde está olhando para antecipar a próxima mudança de seu modelo de negócio ou sua vida?"

Para Torres, “Grandes líderes moldam o seu futuro e não apenas reagem a ele”.  As pessoas que alcançam um desempenho notável, em qualquer campo, tem em mente muita clareza daquilo que buscam. Para isso, acima de tudo, é preciso gostar daquilo que faz e acreditar na causa. É preciso um norte para alcançar o sucesso, os caminhos podem variar, mas, para chegar lá, é preciso saber, com clareza aonde quer chegar.

Um livro que é referência nesse assunto para muitos teóricos é o livro de Viktor Frankl "Em busca de sentido", que de acordo com Butler-Bowdon (Butler-Bowdon, cap.17), “é um relato fascinante sobre seu tempo em um campo de concentração nazista e sobre seus colegas prisioneiros, que, desenvolveram uma mentalidade de sobrevivência, ou desistiram da vida. ”

A referência ao livro de “Em busca de sentido” se dá porque, segundo a percepção de Frankl, todos os que sobreviveram tinham uma meta, uma visão, um propósito, algo maior para ser cumprido depois que saíssem de lá, e isso fez com que eles tolerassem todos os tipos de torturam que sofreram nos anos em que estiveram no campo de concentração.

Além disso, líderes vitoriosos não aceitam a derrota, a vitória é a única alternativa e como resultado, eles descobrem o que precisa ser feito para serem vitoriosos. O líder, portanto é capaz de criar, inventar, fazer por si e ir adiante.  A forma como se enxerga a responsabilidade, determina a qualidade de um líder, pois, há pessoas que não querem assumi-la.

Quem acredita na sua própria capacidade, enxerga oportunidades onde outras pessoas enxergam ameaças. Goldsmith (Goldsmith, cap.2, seção 1) afirma que a pessoa bem-sucedida “não tem medo de incertezas e ambiguidades – as quais, pelo contrário, anseia por correr riscos maiores e obter resultados melhores, e, sempre aposta pela sua própria vitória”.  A visão é essencial pois direciona e motiva o líder. Estabelecer metas alinhadas à visão é o caminho prático e objetivo para que o líder alcance o que deseja.

A ferramenta SMART é uma maneira altamente eficaz de definição e clarificação de meta, em que:

S - Specific – específico – uma meta específica promove um claro entendimento ou nível de performance;
M – Measurable – Mensurável – uma meta mensurável, pode ser claramente avaliada;
A – Aligned – Alinhada – uma meta alinhada com o proposto para a organização;
R – Realistic – Realista – uma meta realista é difícil, mas não impossível;
T – Time bound – Tempo limite – uma meta com tempo para ser realizada.

Uma vez tendo claro o que busca, outra questão essencial é a gestão do tempo.  Utilizar bem o tempo é um atributo de um líder porque quando se lidera uma equipe, você se apropria do tempo das pessoas. Uma atitude positiva de liderança é utilizar o tempo dessas pessoas de maneira feliz e produtiva.  É importante analisar o trabalho existente e a forma como ele está sendo executado, prestando atenção especialmente em como se está gastando o tempo com tarefas destinadas a ele.


Referências:
BUTLER-BOWDON, Tom. 50 grandes mestres da psicologia. São Paulo: Universo dos livros, 2013. Edição Kindle.
CORTELA, Mario Sergio e MUSSAK. Liderança em Foco. Campinas, SP: Papirus 7 mares, 2013
DUTTON, Jane E. e SPREITZER Gretchen M. How to be a positive leader: Small actions, big impact. São Francisco, Califórnia: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 2014. Edição Kindle.
GOLDSMITH, Marshall. Reinventando o próprio sucesso: como pessoas de sucesso tornam-se mais bem sucedidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Edição Kindle.MAXWELL, John C. As 21 irrefutáveis leis da liderança: uma receita comprovada para desenvolver o líder que existe em você. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007. Edição Kindle.
PETRY, Jacob. O óbvio que ignoramos: como simples atitudes podem fazer você obter sucesso em tudo que realiza. São Paulo: Texto editores, 2010. Edição Kindle.
Vídeo:TORRES, Roselinde. What it takes to be a greater leader. Disponível no site do TED. Acesso em: 16 Abr. 2015


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