O mercado de Coaching no Brasil está muito confuso. Há quem diga que ser Coach é ser um psicólogo e isso me assusta. Será possível que as pessoas não percebam que para atuar como psicólogo uma pessoa deve estudar cinco anos de psicologia e ter um registro em órgão competente?

Há quem diga que Coach é um terapeuta incentivador, uma espécie de motivador, assim como o Coach esportivo. Alguns até associam essa descrição à imagem do mestre Bernadinho do vôlei brasileiro. Mais um susto para mim. Há também quem diga que para ser um bom Coach, uma pessoa, além da formação em Coaching e experiência em aplicar o processo, precisa ter um domínio muito grande da área de atuação de seu cliente. Outro susto para mim. Há quem diga ainda, que, ser Coach é ser um consultor de vida, uma espécie de bom exemplo para que o cliente aja de forma positiva e consiga ser motivado pelas ações do Coach. Mais um susto, infelizmente. Para completar, há ainda quem diga que uma pessoa deve "nascer líder" para se tornar um bom Coach.

Vocês já devem imaginar que isso também é um susto para mim uma vez que qualquer pessoa é capaz de desenvolver as competências necessárias para ser tornar um Coach. Independente de ter "nascido líder" ou não, se tornar Coach é possível para qualquer pessoa e isso é um fato. É importante salientar que há uma boa pitada de técnica quando falamos em processo de Coaching.

Mas o que é ser Coach de verdade?

Ser Coach é ser um apoiador. Um bom Coach tem competências desenvolvidas para conseguir conduzir e apoiar seus clientes a atingirem metas através de seus próprios recursos internos e detectando recursos externos.

Um bom Coach é capaz de despertar o melhor de seus clientes através de ferramentas cuidadosamente estudadas e desenvolvidas.
Um bom Coach é amigo da meta e não vai aliviar o cliente caso este não esteja engajado.
Um bom Coach é uma figura comprometida a apoiar seus clientes a alavancarem suas vidas e se tornarem pioneiros no que desejam.
E sabe quando e como um Coach percebe que é um bom Coach? Quando ele percebe seus clientes extremamente motivados, realizados e satisfeitos com o processo de Coaching, independente ou não de terem atingido determinada meta. Simples assim.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.