A importância do autoconhecimento

Que tal uma perguntinha rápida para você, leitor, reponder em poucos minutos: Você se conhece? É claro que, automaticamente, a resposta imediata para esta pergunta é 'sim', certo? Afinal, como não vamos conhecer a nós mesmos... Mas hoje quero fazer um convite para que pensemos mais profundamente nesta resposta. Você realmente se conhece? Conhece seus sentimentos, seus anseios e as características

Que tal uma perguntinha rápida para você, leitor, reponder em poucos minutos: Você se conhece? É claro que, automaticamente, a resposta imediata para esta pergunta é 'sim', certo? Afinal, como não vamos conhecer a nós mesmos...

Mas hoje quero fazer um convite para que pensemos mais profundamente nesta resposta. Você realmente se conhece? Conhece seus sentimentos, seus anseios e as características mais íntimas da sua personalidade, seus valores e medos?

Com certeza a resposta não vai ser tão automática se a pergunta for: Quem é você? Do que você mais gosta? O que te faz feliz? O que você quer fazer de sua vida? Fica bem mais difícil responder, não é mesmo? Saber essas respostas é se autoconhecer e uma das maneiras de desenvolver o autoconhecimento é por meio do processo de coaching.

O processo de coaching visa a concretização dos sonhos, no qual o coach instiga o coachee a perceber sua realidade atual, analisar suas capacidades e habilidades. Desta forma, o coachee conseguirá superar os obstáculos e reconhecerá as metas necessárias para alcançar os sonhos. O coaching ajuda o coachee a superar crenças limitantes, lidar com a falta de foco e a ausência de controle emocional, visando o autodesenvolvimento, autoconhecimento e a consolidação dos sonhos. 

Em alguns momentos da vida, queremos mudar determinada situação, mas não nos vemos capazes de enfrentar as consequências da mudança. Por exemplo, você quer uma nova carreira no trabalho, mas teme perder o que já conquistou ao se arriscar em uma área na qual não tem experiência. Para fazer a mudança com certeza, é preciso conhecer seus próprios limites e habilidades. Você não pode investir em uma carreira que vá contra os seus princípios, por exemplo, ou para a qual você não esteja habilitado, sem antes passar por um aperfeiçoamento. No coaching, você vai perceber todos estes detalhes, propiciando a decisão mais acertada a seguir.

Se você precisa se autoconhecer para superar desafios em diversos aspectos da vida, o coaching pode ser um grande aliado. Afinal, o autoconhecimento é o primeiro passo para as suas vitórias e superações.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Katie Borteze

Katie Borteze

Life Coach

Graduada em Psicologia UNISUL SC. Pós-grad. Gestão Empresarial Souza Marques RJ. Pós-grad. Psicodrama Pontifícia Universidade Católica PUC SP. Pós-grad. Psicodrama Didata SOPSP-FEBRAP. Pós-grad. Neuropsicologia ALBERT EINSTEIN. PCC Professional Coach e PDC Professional DiSC SLAC . Livros: "A Inclusão do Psicodrama na SOPSP" - "As Dores e as Superações Reveladas nas Mídias Sociais"

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.