Um projeto de pesquisa conduzido pela Andersem Consulting e assistido pela Keilty, Goldsmith Company, “The Evolving Role of Executive Leadership”, revelou 14 categorias de aptidões essenciais para os líderes globais, enumeradas abaixo. Com base nas experiências de mais de 120 líderes em todo o mundo, essas amplas rubricas traçam o perfil de 80 competências possuídas pelos líderes globais, as quais são de vital importância.

LIDERANÇA GLOBAL: A PRÓXIMA GERAÇÃO

1. Pensam em termos globais
2. Antevêem a oportunidade
3. Criam uma visão compartilhada
4. Desenvolvem as pessoas e lhes conferem poder
5. Dão valor à diversidade cultural
6. Desenvolvem trabalho em equipe e parcerias
7. Acolhem a mudança
8. Demonstram conhecimento tecnológico
9. Incentivam os desafios construtivos
10. Asseguram-se da satisfação do cliente
11. Alcançam a vantagem competitiva
12. Demonstram domínio das aptidões pessoais
13. Compartilham a liderança
14. Vivenciam os valores

Para se poder vislumbrar como um administrador de empresas poderia tornar-se um verdadeiro líder global do futuro, vale a pena ampliar a perspectiva e analisar brevemente o que significa ser um líder universal.


Para algumas pessoas, é preciso que um líder universal possua um mandado global. Nesse caso, pessoas como o secretário-geral das Nações Unidas ou o papa estariam habilitados. Para outras, é preciso que um líder universal produza um impacto global. Os mais óbvios exemplos disso são líderes empresariais, tais como Bill Gates, da gigante tecnológica Microsoft, Anita Roddick, da Body Shop e Jürgen Schrempp, da Daimler-Chrysler.

A maioria das pessoas, entretanto, acredita que os líderes universais de importância capital, tais como clareza de visão, firmeza de propósitos, coragem em relação às próprias convicções e integridade moral, mesmo que o seu alcance e impacto não sejam necessariamente de Âmbito global. Líderes nacionais do presente e do passado, tais como Vaclav Havel, Golda Meir e Ronald Reagan, são freqüentemente mencionados sob esse aspecto. Líderes empresariais pouco convencionais como Ted Turner e Richard Branson também são freqüentemente citados. Nos lado humanitário, Madre Teresa e Aung San Suu Kyi (de Mianmar) são igualmente citadas.

Dadas essas visões divergentes sobre o que faz um líder ser universal, não é nada surpreendente a falta de consenso no estudo da liderança global, ou em qualquer outra circunstância, sobre como mensurar a eficácia de um líder global. Num sentido mais estreito, o papa poderia ser julgado pelo aumento ou diminuição no número de seus seguidores em todo o mundo; Jack Welch (da General Eletric), pela retenção de funcionários, valorização dos acionistas e apoio do conselho de administração de sua empresa; e Vaclav Havel, pela duração do seu mandato.

Entretanto, essas aferições essencialmente quantitativas realmente tocam na questão da liderança global de qualidade? Em certo sentido sim, pois todas elas têm um elemento humano e democrático intrínseco. Se um líder não se desempenha, com certeza perde credibilidade e apoio, provavelmente perderá o cargo e poderá até mesmo perder a vida. Por outro lado, esse tipo de avaliação corre o risco de reduzir a questão da liderança global eficaz a um concurso de popularidade de massa, explorado através da mídia cada vez mais sensacionalista.

Marshall Goldsmith em Coaching: o exercício da liderança, editora Campus, 2003.

Sulivan França
Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.
Siga-me no GOOGLE+


Compartilhe

Artigos Sobre Coaching

VER MAIS

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos