O que você tem protelado que faria total diferença na sua vida? O que lhe impede de ser quem você deseja ser?

Quando passamos por algum momento desafiador, sentimos medo, insegurança, a autoconfiança fica abalada, todos já passamos por isso, e nesses momentos que parecem não haver solução eis que surge a superação, seja pela dedicação e/ou pela criatividade. Os desafios muitas vezes são repentinos e inesperados, assim o ser humano é obrigado a se movimentar e a progredir de alguma forma.

Sempre após um momento desafiador é recomendável fazer um levantamento do que foi aprendido, pois ao superar esse desafio você se torna um ser mais competente, com mais experiência e mais alternativas para encarar o desconhecido. Sabendo de toda beleza que os desafios podem nos proporcionar, porque fugimos dos desafios? O que nos impede? Existe uma necessidade humana que pode responder a essas perguntas, que é a necessidade de “segurança”. Essa necessidade pode ser traducida em: a “segurança” de ter um lar ao retornar do trabalho, a “segurança” física ao andar pelas ruas, e até a “segurança” de ter um ombro fraterno em momentos negativos.

Essa “segurança” que nos previne de tantas coisas também nos limitas em determinadas circunstâncias, podendo lhe impedir de buscar o novo. Por exemplo, você tem potencial e competências necessárias para trabalhar fora do País, isso é o que você almejou por anos, e agora chegou à oportunidade, porém há um medo e uma insegurança, isso surge porque você está seguro no local atual, e sabe como agir, como se comportar em todas as situações possíveis. Nesse momento o próprio inconsciente procura resistir, e começa uma briga interna, essa briga será encerrada quando você decidir e agir, aceitando o desafio do desconhecido ou manter-se seguro.

Sempre que isso acontece deve ser levantado às perdas e ganhos, de ficar onde se está, ou de partir para uma nova localidade de acordo com o nosso exemplo. Essa ferramenta é aplicável em qualquer momento que haja um dilema, isso acontece frequentemente, no ambiente de trabalho em uma mudança de cargo ou de área, todos os exemplos desafiadores podem se encaixar nesse contexto.

Agora, pegue um dos momentos que você vivenciou e superou uma situação como essa, faça uma reflexão do aprendizado e das competências adquiridas ao passar por esse desafio, veja no que isso contribuiu pra você ser quem é, e como isso pode lhe apoiar a ser quem você ainda quer ser?

Pense nisso, e após ler esse texto escreva cinco ações que: ao realizar em uma semana, você se aproximará de ser quem deseja ser.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.