Escrito por Sulivan França - 31 de Março de 2014

Você se sentirá mais à vontade se estiver fisicamente relaxado. Convém adquirir o domínio de alguma técnica de respiração ou relaxamento para ser utilizada quando for preciso você manter a calma com um funcionário emotivo ou aborrecido. Você pode começar a criar um rapport através dos meios verbais costumeiros quando queremos que as pessoas se sintam bem-vindas. Crie contato não-verbal sorria e olhe para a pessoa, mantenha uma postura aberta e se incline suavemente em direção a ela. Demonstre o seu interesse encarando a pessoa e mantendo contato olho no olho.

A meta desse rapport é criar um ambiente propício para o diálogo prestes a ocorrer - criar uma sensação de conforto de maneira que a outra pessoa esteja disposta a ouvir e a conversar. Comece utilizando o tempo que for necessário para garantir que vocês dois se sintam à vontade.

Você se sentirá mais à vontade se estiver fisicamente relaxado. Convém adquirir o domínio de alguma técnica de respiração ou relaxamento para ser utilizada quando for preciso você manter a calma com um funcionário emotivo ou aborrecido. Você pode começar a criar um rapport através dos meios verbais costumeiros quando queremos que as pessoas se sintam bem-vindas. Crie contato não-verbal: sorria e olhe para a pessoa, mantenha uma postura aberta e se incline suavemente em direção a ela. Demonstre o seu interesse encarando a pessoa e mantendo contato olho no olho.

A meta desse rapport é criar um ambiente favorável no qual a confiança induza uma comunicação efetiva. Um rapport resulta da sua prontidão para ouvir e responder. Talvez você tenha convocado a reunião por estar aborrecido ou insatisfeito, mas é preciso conter-se para não colocar a pessoa na defensiva. Não prejulgue. O seu objetivo é que ambos aprendam. Com um rapport, enfatiza-se a reciprocidade do relacionamento. Somente depois de ter estabelecido um rapport é que você estará pronto para passar ao conteúdo do diálogo.

Marshall Goldsmith em Coaching: o exercício da liderança, editora Campus, 2003.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF